sábado, 11 de dezembro de 2010

Incrições abertas para as novas turmas do Curso de Orientação às Gestantes

Curso esclarece os pais sobre os mitos da gestação e do nascimento do bebê
O Acalanto é um grupo de orientação às gestantes criado para facilitar, desmistificar e orientar as mães, pais e familiares para esse momento da vida. O curso é voltado para a humanização do cuidado, dosando crenças, mitos e realidades. Segundo um dos ministrantes, o enfermeiro Jarbas Vieira, é preciso evitar que a família deposite todas as suas ansiedades na criança.
Durante o curso os pais receberão esclarecimentos sobre parto, amamentação, cuidados com o recém-nascido, mudanças físicas e emocionais da mulher, nutrição da gestante, alimentação, desenvolvimento do bebê, entre outros.  De acordo com a fonoaudióloga Luísa da Matta Machado, a mãe precisa estar esclarecida para poder tomar suas próprias decisões. “É muito comum que os avôs, esposos, amigos e familiares dêem inúmeros palpites nessa fase. No curso esclarecemos todas as dúvidas para que a mãe possa escolher qual o parto ideal, pra ela e para o filho, além de acabar com os mitos em relação à amamentação, mostrando a importância desse ato no aumento do vínculo entre mãe e filho”, afirma Luísa.
Outra parte importante do curso é o aparato psicológico que os participantes recebem. Para a psicóloga Fernanda Seabra, nessa fase é preciso que a família receba a criança e a coloque no lugar de filho, já que muitas vezes os pais esquecem da própria relação e passam a pensar só no bebê. É aconselhável designar papéis e funções após a chegada do filho, e concretizar as atividades dentro do que é possível na vida do casal, para que não reproduzam modelos. “O curso foi fundamental pra mim e pro meu marido, justamente por ter tratado sobre a questão da família”, disse a ex-participante Renata Cristina.
As turmas são formadas por pequenos grupos de gestantes, para que o acompanhamento seja feito de maneira próxima e humanizada, criando um espaço para troca de experiências, através de dinâmicas e rodas de conversa.

Profissionais:

Luísa da Matta Machado Fernandes – Fonoaudióloga (CRFa 6630) e Doula, formada pelo GAMA. Experiência em orientação fonoaudiológica à gestantes. Mestranda em Saúde Pública pela UFMG e especializanda em Gestão Pública pela Fundação João Pinheiro.

Fernanda Seabra - Psicóloga (CRP 04/18317)
Graduada em Psicologia pela Universidade Newton Paiva (2000). Terapeuta com formação em Terapia Familiar Sistêmica.

Jarbas Vieira de Oliveira – Enfermeiro (COREN- MG 029090)
Bacharel e licenciado em enfermagem pela UFMG em 2010. Experiência em acompanhamento de gestantes em Hospitais Públicos, como o Odilon Behrens e Sofia Feldman.
  
Informações:

Data dos próximos cursos: Dias 11 e 18/12 das 08h30 ás 12h30
Investimento: R$ 200,00 (com direito a um acompanhante e apostila) com desconto de 25%
Local: Rua Ceará, 195 – sala 302 – Santa Efigênia – BH/MG
Contato: (31) 8868-9455 ou 9164-7575

* No final do curso cada participante recebe um certificado e pode realizar até quatro aulas de atividades físicas acompanhadas por um personal trainer, com desconto de 50%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário