terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O que muda na vida do casal com a chegada de um filho?


Especialista explica como um casal deve agir com a chegada de um bebê e o que fazer para preservar o relacionamento.

 
Com a chegada do bebê, o casal precisa passar por um processo de reestruturação da relação para receber um terceiro, já que até então formavam uma dupla. É preciso que esse espaço seja construído pouco a pouco para que este filho tenha seu lugar e que o pai participe deste processo para que não se sinta excluído, uma vez que a mulher fica mais voltada aos cuidados com o recém nascido.

Para que esse momento seja vivido com plenitude a psicoterapeuta Fernanda Seabra explica que esse bebê precisa ter espaço no sonho e desejo destes pais, já que quando ele chega, junto vem uma turbulência e readequação dos papéis e funções de cada par parental. “Se o casal se relacionar com amor, paciência e parceria fica mais fácil a adaptação, caso contrário, surge uma distância na relação do casal”, contou.

De acordo ainda com a especialista é preciso que ambos destinem um tempo para investir na relação e que quando estiverem juntos possam se cuidar. Ela ressalta que muitas vezes marido e mulher quando sai para descansar, costumam falar só sobre casa e filhos e que é necessário tirar um tempo de relaxamento, deixar de lado o dever e viver um pouco de prazer senão tudo fica muito na obrigação de cada um. “O casal precisa ser parceiro e paciente um com o outro afinal, ninguém nasce pai e mãe”, completou.

Para a psicoterapeuta com muito diálogo, dedicação de um tempo para o casal e colaborando mutuamente é possível viver esse momento com muita felicidade, mas em algumas situações é recomendável que o casal busque ajuda através de cursos e orientações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário