segunda-feira, 2 de maio de 2011

O COLOSTRO E SEUS BENEFÍCIOS PARA O RECÉM NASCIDO

De aparência amarelada e mais espesso que o leite maduro, o colostro é o primeiro leite produzido pela mãe, mas não menos importante. Com uma carga protéica, de anticorpos, glóbulos brancos em maior quantidade que o leite dito maduro, o colostro se faz indispensável nos primeiros momentos de amamentação e alimentação do recém nascido, pois vai garantir a primeira imunização e protegê-lo contra a maior parte dos vírus e bactérias do meio ambiente que o mesmo se encontra.

Os mitos de que o colostro não deve ser dado aos recém nascidos são grandes, mas as mães mais antenadas sabem que suas crianças agradeceriam caso pudessem. Logo, não deixem de disponibilizarem seu colostro para que seus filhos possam estar saudáveis e protegidos.

É fato que essa imunidade é conferida de forma passiva até a criança poder aguardar o momento da vacinação conferindo às mesmas, mas ela é de grande importância e evita possíveis acometimentos por  diversos tipos de doença.

Mas a sua riqueza não está apenas nas imunidades, nos anticorpos e tal, o colostro também é rico em:
1) vitamina A ( que reduz a gravidade de algumas infecções como o sarampo e a diarréia);
2) fatores de crescimento que vai preparar o intestino do recém nascido a ficar mais maturo, desenvolvendo-lhe a capacidade de diferenciar o leite maduro e absolvê-lo mais rapidamente e;
3) laxante, ou seja, o colostro proporciona ao recém nascido a expulsão do mecônio ( as primeiras fezes e muito escuras) o que lhe garante melhor funcionamento do intestino e  ajuda a evitar a icterícia.

Portanto, as mães e os pais devem ficar atentas (os) para os benefícios que o colostro traz para seu bebe e que mesmo sendo de aspecto meio duvidoso, com cheiro forte e coloração estranha, devem oferecer sim, aos seus filhos para que eles possam ficar cada vez mais saudáveis.

JARBAS VIEIRA, MEMBRO DO GRUPO ACALANTO


Nenhum comentário:

Postar um comentário