quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Dicas Acalanto - Viajando com bebês e crianças

Viajar com crianças é sempre um desafio. Seja de carro, ônibus ou avião, sem uma boa organização a viagem pode acabar virando motivo de estresse para as crianças, mães, pais e até para os demais viajantes.


Então para evitar estresses e promover viagens agradáveis, vamos a algumas dicas para ajudar as mães a se organizarem, de acordo com os gostos da sua família e o passeio.

Em qualquer vigem...

- Respeitar os horários da rotina da família. Escolhendo horários para viajar, considerando a duração desta e assim buscando o melhor horário de saída e chegada.

- Buscar formas para manter os horários de dormir das crianças.

- Planejar atividades/brincadeiras para distrais as crianças. Pensar em atividades que possam ser coletivas, envolvendo toda a família, e levar brinquedos que sejam práticos para carregar. Não deixe de planejar muitas atividades diferentes e ter varias cartas na manga, já que quanto menor a criança menor o tempo de atenção dela. Ah! Uma máxima para lembrar sempre: Crianças entediadas causam muitas confusões, crianças entretidas se divertem e aprendem ao mesmo tempo!

- Levar lanches e sucos para o percurso. O tipo de comida vai depender da idade das crianças, do meio de transporte e do tempo da viagem. No carro vale levar um pequeno isopor com sanduiches e sucos de caixinha, papinhas caseiras bem armazenadas e frutas. Nos transportes coletivos lembrar sempre dos recipientes adequados e fáceis de carregar. De qualquer forma, é sempre importante lembrar de levar lanches nutritivos e práticos, que já façam parte do hábito alimentar da família.

- Fazer combinados com as crianças mais velhas do que se espera do comportamento delas, incluindo o tempo de viajem, quando ficar sentada, falar baixo, respeitar os outros viajantes.

- Observar sempre se as crianças não estão incomodando os demais viajantes, buscando pedirdes culpas e licenças, etc. o que melhora bastante o humor das pessoas e sua tolerância com possíveis choros imprevistos.

- Se a criança começar a interagir com outros viajantes observar se este está disposto e qual o seu limite, permitindo a interação e ajuda até o limite do outro.

Viajando de Carro...

- Usar a paisagem, a estrada e músicas no rádio (levar sequencias de músicas que as crianças já conheçam).

- Garantir que as crianças fiquem sentadas nas cadeirinhas adequadas para cada idade.

- Planejar as paradas para as refeições principais, em locais adequados para receber famílias.

Viajando de ônibus, avião ou outros transportes coletivos...

- Organizar com antecedência os documentos necessários para viajar com crianças, certidões de nascimento e autorização dos pais, de acordo com cada tipo de viajem. Para saber mais sobre o assunto CLIQUE AQUI.

- Observar quantidade de sacolas e malas que serão levadas, buscando reduzir ao máximo o número de volumes, pensando no que será possível carregar, considerando que as crianças precisam ser carregadas em muitos momentos e/ou estar sempre de mãos dadas, especialmente em lugares públicos como rodoviárias e aeroportos. Uma boa dica é carregar as crianças em slings ou wraps, o que deixa as mãos livres.

No Avião...

- Atenção para os momentos de decolagem e pouso, em que a criança deve permanecer sentada com sinto de segurança ou no colo. Nesse momento o que mais incomoda é a diferença de pressão no ouvido que pode causar dor. Crianças que mamam no peito, devem estar sugando nesse momento para evitar que sintam dor e fiquem irritados.

- Durante o percurso, quando sem turbulência, é possível as crianças transitarem pelo corredor. Ai é importante acompanhar a criança nesse deslocamento, evitando que perturbe outros passageiros ou interrompa o trabalho dos comissários de bordo.

No Ônibus...

- O maior desafio é manter a criança sentada durante todo o percurso, garantindo assim a sua segurança. Aqui o desafio é maior para evitar que a criança fique entediada, e explicar que não podem caminhar no ônibus. Cantar músicas, contar histórias e brinquedos que não tenham muitas peças pequenas são ideias legais nesse momento.

- Muitas vezes as paradas dos ônibus não são adequadas para as famílias, por isso é importante estar preparada, especialmente em relação ao tipo de alimentação, trocas de fraldas e roupas e idas ao banheiro.

Essas dicas simples podem tornar o passeio de toda a família muito mais tranquilo!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário