segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Direitos das Gestantes e dos Bebês


Na Semana Mundial da Amamentação o Ministério da Saúde lançou o Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê.

A Cartilha foi construída em parceria com a UNICEF e tem uma linguagem fácil e agradável, abordando diferentes políticas públicas, portarias e leis que compõe o conjunto de documentos que garante o direito das gestantes e dos bebês. Vale destacar também que as ilustrações a cartilha foram feitas pelo Ziraldo, o que torna todo o conteúdo bem mais interessante e próximo!

A Publicação faz parte das ações da Rede Cegonha (que já falamos sobre ela AQUI no blog). Tem como principal objetivo estimular o Controle Social. Isso quer dizer que foi feita para toda a população ler e saber quais são os seus direitos, passando a exigi-los.

O Controle Social é um ponto muito importante do Sistema Único de Saúde. Uma parte desse controle social é a nossa participação ativa, exigindo nossos direitos no dia a dia e nos espaços apropriados.

O Guia é dividido em 4 capítulos:
  • Direitos da gestante e do bebê
  • Direito ao pré-natal de qualidade
  • Direito ao parto humanizado e assistência de qualidade
  • Como garantir os seus direitos
Acreditamos que todos e especialmente as mulheres, gestantes, mães e futuras gestantes e mães devem ler a cartilha, usando-a como um importante instrumento de luta pela Humanização do Parto.

O Guia dos Direitos das Gestantes e dos Bebês é de distribuição gratuita e pode ser conseguido nos Centros de Saúde e também acessado pela internet – é só clicar AQUI.

Nas próximas semanas, nas segundas feiras, vamos colocar aqui no Blog alguns trechos da cartilha no intuito de disseminar as informações tão importantes contida nela!

Nenhum comentário:

Postar um comentário