terça-feira, 9 de agosto de 2011

Dúvidas mais comuns da amamentação


Quando mais nova fiz cirurgia nos seios (retirada de nódulos, redução dos seios, colocar silicone, etc), isso pode atrapalhar na amamentação?



Os canais que levam o leite das glândulas até o bico dos seios são muito sensíveis e frágeis, pelo seu pequeno tamanho. Assim, qualquer cirurgia na mama, especialmente as que cortam próximo ao mamilo ou aréola, mas também as que utilizam outras técnicas (muitas vezes propagandeadas como não intervindo na amamentação) também podem dificultar ou impedir a amamentação. Isso acontece porque os canaizinhos podem se romper e, uma vez isso ocorrendo, está interrompida a passagem do leite.

Atenção para o fato de que a mulher não perde a capacidade de produzir o leite e sim de levar o leite produzido até o mamilo. Esse rompimento pode acontecer com todos os canaizinhos, impedindo a amamentação, ou apenas com alguns, dificultando a amamentação e aumentando as chances da mulher ter mastite, pelo entupimento de um dos canais.

Vale lembrar também que nosso corpo é uma caixinha de surpresas, então esses canaizinhos depois de rompidos podem se regenerar, mas não há como saber disso antes da mulher começar a amamentação.
Isso não significa que as mulheres nunca devem fazer cirurgia nos seios. Significa apenas que é importante a mulher ter essa informação para poder tomar as suas decisões adequadamente, além de poder ajustar as suas expectativas e buscar apoio adequado quando ficar grávida, quanto à amamentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário