sábado, 6 de agosto de 2011

Histórias de Sucesso de Amamentação


Mães que enfrentaram dificuldades 
e conseguiram amamentar seus bebês

A ideia aqui é contar rapidamente algumas histórias de superação e sucesso na amamentação que já passaram pela equipe Acalanto e, assim, com o exemplo, apoiar as mulheres a continuar com o Aleitamento Materno. Seguindo aquela dica da OMS (quem não leu o post sobre as dicas CLIQUE AQUI) de que a amamentação é um processo de aprendizado, para mãe e bebê, e buscar apoio nesse período é muito importante.

Uma Mulher/Mãe adolescente

Diante de uma gravidez inesperada uma menina transforma-se em mulher e mãe. Com muita informação, conseguiu seu parto desejado. Satisfação ainda no contato imediato pele a pele e amamentação na primeira hora de vida. Mas, diante de um recém nascido viu-se com dificuldade na amamentação. Quando o bebê não conseguia realizar a pega correta mostrava-se nervoso e a mãe o retirava do seio. No entanto, o desejo do aleitamento materno era grande e ela correu atrás de apoio. Buscou apoio com doula, fonoaudióloga e listas de discussão na internet. Ainda assim a ansiedade crescia e a amamentação ainda não parecia um processo tranquilo para os dois. Buscou então apoio do Banco de Leite. Algumas semanas depois a mãe já se considerava bem sucedida na amamentação e sentia-se satisfeita por conseguir alimentar seu bebê com prazer e amor. O melhor certificado de todos, o prazer da mãe e do bebê durante a amamentação.

Uma vida muito esperada

Uma gravidez que tem o significado de vida para essa mulher. Um bebê muito desejado que chegou com um parto natural de sucesso. A mãe orgulhosa, sentiu-se completa com o sucesso da amamentação na primeira hora de vida do seu bebê e pelas duas semanas seguintes. O leite abundante para o pequeno que mamava vorazmente. Mas dificuldades surgiram. O peito muito cheio dificultava a pega correta e a pele sensível da mãe acabou rachando. Com fissuras grandes nos dois seios a dor durante a amamentação era quase insuportável. A família ajudou, com uso de ervas naturais no bico do seio para diminuir a dor e estimular a cicatrização natural da pele. Em seguida a doula e fonoaudióloga orienta, em visita, a manter o local seco e expor ao sol para facilitar a cicatrização, esvaziar o peito antes de iniciar a mamada para facilitar a pega correta e a não interromper o aleitamento materno, garantindo a nutrição do bebê e também evitando o empedramento do leite. Essas dicas e outras técnicas, como a ordenha, foram aplicadas por duas semanas, com orientação próxima da fono e apoio da família. Dois meses depois, a amamentação é um sucesso e a nova mãe passa inclusive a doar leite para o Banco de Leite.

Confiança, calma, determinação, mais uma mulher que atinge o sucesso na amamentação

Uma história que começa com uma cesárea. Desnecessária talvez? Um bebê que só vai ter contato com a mãe 3 horas após o parto, quando mama pela primeira vez. Uma mulher sozinha, sem um acompanhante na enfermaria (com seu direito desrespeitado), recuperando-se de uma cirurgia, encontra grandes dificuldades de oferecer os seios ao bebê ansioso pelo leite. Com muita calma e confiança, com apoio da família e da fonoaudiologia, a mulher continua com a amamentação exclusiva. Recusa-se a oferecer outros alimentos e enfrenta os momentos de dor. Logo o Aleitamento Materno mostra a que veio. O bebê cresce saudável e a mãe satisfeita. As dificuldades ficaram para trás, dando lugar a um momento de amor e dedicação entre mãe e bebê. O aleitamento materno é exclusivo por seis meses e continuado.

Enfrentando o inesperado

Uma mulher que entra em trabalho de parto antes do momento esperado. Um encaminhamento para cesárea e a chegada de um bebê prematuro. Felizmente uma criança sem nenhuma complicação da prematuridade. Mas, que só tem contato com a mãe 7 horas após o parto. Uma mãe muito ansiosa com a situação inesperada e sentindo-se mau com os efeitos colaterais da anestesia. O bebê tem dificuldade de realizar a pega e iniciar a amamentação, o que atrasa a descida do leite. Uma equipe de enfermagem despreparada (talvez?) que oferece o leite artificial na mamadeira ao bebê, sem continuar apoiando a mulher a iniciar o aleitamento antes de sair do hospital. Desespero e ansiedade da família no momento da alta, incerteza da capacidade de alimentar seu bebê. Uma noite de muito choro, do bebê e da mãe, dificuldade de oferecer o peito e o leite artificial. A família busca então apoio na fonoaudiologia, que após avaliação observa o excelente reflexo de sucção do bebê e a possibilidade de descida do leite da mãe. A proposta é uma técnica simples, iniciar a sucção no seio por meio da Relactação. Após orientar e acalmar a família, ajudando a garantir o momento de vínculo mãe e bebê a situação já é um sucesso. O pai parece aliviado em garantir a alimentação de seu bebê. Apenas 36 horas depois do início da Relactação um telefonema que confirma o sucesso total da intervenção. O leite já desceu, uma grande quantidade de colostro. A mãe radiante é novamente orientada. 15 dias depois o aleitamento materno exclusivo está estabelecido e é um sucesso, confirmado por mãe satisfeita, bebê que ganha peso e é tranquilo, e pelo pai que mostra-se radiante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário