quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Família Estendida


Família é uma coisa engraçada. Num desses finais de semana fiquei pensando sobre isso!

De uma hora para a outra, a casa da minha avó que não tinha uma criança com menos de 5 anos há mais de 10 anos ganhou 8, correndo de um lado para o outro!

E não foi do jeito mais convencional que essa cambada apareceu não. O que chamo de jeito mais convencional seria já que os netos cresceram, agora vem os bisnetos. Dessas oito crianças só uma é bisneta dos meus avós.

Hoje, “no mundo moderno”, a família vai muito além daquele conceito de pai, mãe, filhos, tios (os irmãos dos pais), avós e primos. Estudando sobre abordagem familiar aprendi um termo que conseguiu descrever a minha família, é a Família Estendida.

Minha família, seja por parte de mãe ou por parte de pai, sempre teve essa cara inclusiva. Quem fosse chegando a gente ia agregando na família, participando nas festas de aniversário, nos passeios no clube , sitio ou fazenda, nas festas de natal ou nos almoços de sábado. Assim, junta a família do pai com a da mãe, chama os primos de segundo grau, e os primos dos primos também viram primos. Eram os agregados que viravam família.

Os “tempos modernos” foram chegando e a família saindo do tradicional e ganhando novas caras. Apesar do susto inicial, meus avós se acostumaram com os casados, descasados, namorados, separados, divorciados, recasados, juntados e por ai vai.

Foi daí que surgiu esse tanto de criança. Tem a filha do meu primo, que é mais velha que a filha do meu tio. Regulam com as meninas dois netos da nova namorada do meu tio, que tem dois irmãos mais velhos, e se juntam a essa turma a filha da ex mulher do meu tio e a sua enteada, que regulam com os netos mais velhos da atual namorada do ex marido dela.

Complicado?

Para os adultos sim, mas para as crianças não. Quando todas se juntam fica claro que não importa os parentescos formais e sanguíneos e sim o papel que cada um exerce. Rapidamente elas se identificam como primos e ficam amigos. Um ajudando o outro. Ensinando as coisas erradas, cuidando um do outro e trazendo novos desafios, exatamente como eu e meus primos há 20 anos. Quem era pra ser primo, se não tem mais cara de primo vira tio ou tia, e a tia favorita não precisa ser a irmã da mãe ou do pai, pode ser a sobrinha do namorado da avó ou a prima. Avô e avó pode ter mais de 4, não importa quantos, se chegam aqui e tem um novo vovô, sem problemas, ele também merece beijos e abraços.

E olha que essa confusão toda se encaixa perfeitamente lá na tal teoria de abordagem familiar. A família estendida, na qual o que mais conta são os papéis exercidos e as relações construídas, e não os títulos oficiais e sanguíneas.

De tudo isso o resultado é que os almoços de sábado ganharam de novo a cara de antigamente, com muito mais gente e alegria transbordando!

Para aprendermos com a simplicidade das crianças uma historinha que aconteceu comigo e uma dessas crianças, quando tinha por volta de 5 anos.

Alguns amigos me encontraram com ela em um café. E ela muito falante contava casos e chamava a atenção de todos. Quando perguntaram a ela qual era o nosso parentesco... olhem só a conversa!

- O que ela é sua?
E a menininha pensou um pouquinho e respondeu tranquilamente, antes de emendar um outro assunto bem mais interessante e importante que aquele:
- Ela é minha meia prima!

Os adultos começaram a rir e me chamaram para explicar o que exatamente era “meia prima”. Eu ia começar a explicar que ela é... Mas parei e vi que isso não importava, que “meia prima” era a melhor definição que podia existir para nossa relação. Simples e direito, o papel que eu exerço na vida dela e não o que a nossa consangüinidade determina.

3 comentários:

  1. Luísa, adorei o bolg e esse post tá muito a cara da família Friche na casa da vovó Lourdes, um mistureba de primos/tios/irmãos/netos/bisnetos e a cada dia tudo fica mais gostoso mesmo, como você bem descreveu! Parabéns pelo trabalho super legal, minha flor! BjO, Laurinha

    ResponderExcluir
  2. Lu, adorei o post, parabéns! Hoje já não falamos mais de família como antigamente, falamos de organização familiar e essa foi a forma que sua família se organizou para acolher e receber as pessoas.Fiquei imaginando a casa da sua avó e me deu uma sensação de ser muito acolhedora e gostosa! Bjos

    ResponderExcluir
  3. Meninas! Que bom que gostaram! E claro que vcs duas tambem fazem parte dessa familia estendida ne!!! Bjus

    ResponderExcluir