segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Procedimentos incorretos durante o trabalho de Parto


Procedimentos que os profissionais de saúde não devem realizar:

Provocar ou acelerar o parto sem necessidade

A utilização do soro com hormônio (ocitocina) para acelerar o parto raramente é necessária. Se esse for o caso, a gestante ou o acompanhante deve solicitar à equipe de saúde que explique as razões do seu uso. A utilização incorreta desse medicamento pode causar sofrimento do bebê e risco para a parturiente.

Romper a bolsa de água

Em geral, os partos transcorrem bem e a ruptura da bolsa acontece no fim do período de dilatação. Não é preciso rompê-la artificialmente. Após a ruptura, aumenta o risco de infecção. Não se deve romper a bolsa para acelerar o parto.

Forçar desnecessariamente a saída do bebê

No fim do parto há contrações fortes e a mulher tem, naturalmente, vontade de fazer muita força. Nesse momento é preciso ter paciência para esperar cerca de 20 a 60 minutos, tempo médio que um bebê leva para nascer. Não se deve jamais empurrar a barriga da mulher para forçar a saída do bebê. Isso expõe o bebê e a mulher a riscos.preciso rompê-la artificialmente. Após a ruptura, aumenta o risco de infecção. Não se deve romper a bolsa para acelerar o parto.

Fazer episiotomia desnecessária

Não se deve fazer episiotomia (corte do períneo) de rotina: em vez de proteger o períneo, isso aumenta a chance de trauma e complicação.

Cortar o cordão imediatamente

Para evitar a perda de sangue do bebê, o corte do cordão umbilical não deve ser feito imediatamente, mas apenas depois que o cordão parar de pulsar, o que ocorre em torno de 3 minutos após o parto. A ligadura imediata é indicada em alguns casos, como por exemplo, se a mãe é soropositiva (vive com o vírus da aids) ou se o sangue da mãe e do filho forem incompatíveis.

Deixar de ouvir o coração do bebê

O médico não pode deixar de ouvir o coração do bebê durante o trabalho de parto, de 30 em 30 minutos e de 5 em 5 minutos no período expulsivo.

Fazer cesariana desnecessária

A cesariana desnecessária é inaceitável. Mas, se for preciso fazer uma cesariana, deve ser realizada, geralmente, apenas depois do início do trabalho de parto. A natureza tem ritmos e razões que cesarianas com hora marcada por conveniências desrespeitam. Se tudo vai bem, a cesariana é desnecessária mesmo para parto de gêmeos (com ambos de cabeça para baixo), prematuro, gestante adolescente e mulheres com hipertensão moderada.




Esse texto foi retirado do Guia de Direitos da Gestante e do Bebê, do Ministério da Saúde. Para saber mais sobre o guia CLIQUE AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário