sábado, 22 de outubro de 2011

Acalanto Apoia - Atenção Humanizada aos Recém-Nascidos!

Para:Sra Presidente da República, Sr. Ministro da Saúde, Srs. Secretários Estaduais e Municipais da Saúde

Os cidadãos abaixo assinados reivindicam dos responsáveis pela saúde nos Municípios, Estado e Federação, revisão no protocolo de assistência aos recém-nascidos, com base em evidências científicas, visto que a maioria dos procedimentos realizados são de rotina, e não são justificados em recém-nascidos saudáveis.

Aspiração - bebês nascidos de parto normal, que estejam bem, não precisam ser aspirados! Ao passar pelo canal de parto, os pulmões do bebê são massageados, provocando a expulsão natural dos líquidos. Entretanto 100% dos bebês nascidos em hospital são aspirados com a sonda, como parte de protocolo hospitalar. A sonda é um tubo de plástico enorme que é introduzido até o estômago do bebê. É indicado para bebês que nascem de cesárea, justamente porque não recebem essa “massagem” durante a passagem pelo canal de parto.

Colírio de Nitrato de Prata – É um colírio que se pinga em 100% dos bebês nascidos em hospital como rotina. Na maioria dos casos causa conjuntivite química, que aparece apenas quando o bebê vai pra casa. A única indicação é para bebês que nascem de parto vaginal cuja mãe seja portadora de gonorréia cuja detecção é feita nos exames de pré-natal. Ou seja, mães saudáveis que tem seu filho via vaginal e bebês nascidos de cesárea não tem qualquer indicação para uso do colírio!

Vitamina K - A vitamina K via injeção na coxa é feita no berçário, mas pode tomada via oral que funciona do mesmo jeito. É importante pra prevenir hemorragias no bebê. Quando tomada via oral, deve ser repetida mais duas vezes depois que o bebê vai pra casa.

Separação e introdução de fórmulas – Na maioria dos hospitais em nosso país, os bebês assim que nascem vão para o berçário para passarem por todo protocolo hospitalar e para passar a maior parte do tempo no berçário. A justificativa é de que a mãe precisa descansar. Porém o bebê pode e deve ficar no quarto com o acompanhante (direito garantido pela lei 108/05). O pior da separação, é a introdução de fórmulas enquanto os bebês estão no berçário, prejudicando o aleitamento materno e a saúde do bebê. O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde enfatizam cada vez mais a importância do contato pele a pele assim que o bebê nasce, e a amamentação imediata.

Os signatários

Para entender mais sobre o assunto olha o que o Acalanto já falou por aqui...
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário