quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Ações de Saúde baseadas em Evidências Científicas - Puericultura


Outro dia uma doulanda me pediu artigos sobre os assuntos que envolvem as questões do parto humanizado e natural e de cuidados respeitosos aos recém nascidos. O objetivo dela era mostrar artigos que comprovem as ações baseadas em evidências científicas que tanto falamos, para convencer o marido cético.

A ideia deu certo, e o marido, depois de ler muito sobre o assunto, se convenceu e passou a apoiar a mulher em suas decisões.

Fiquei pensando nisso e como sou parecia com “esse marido”, que poderia ser qualquer pessoa. Não adianta me falar que isso é verdade, ou aquilo é certo e já foi comprovado por evidências científicas. Eu preciso de ler artigos falando sobre o assunto e realmente entender a veracidade das comprovações científicas.

Foi por isso que resolvi fazer aqui no Blog uma série de POSTS falando sobre artigos científicos interessantes. Vou colocar o resumo, a fonte e alguns comentários, assim cada um pode buscar os artigos que mais interessarem para ler na integra e socializar com quem mais quiser saber sobre o assunto! Todos os artigos que serão postados poderão ser acessados pelas bases de dados BIREME, SCIELO, COCHRANE ou no  GOOGLE ACADEMICO.

Vamos ao primeiro!


Artigo: Práticas baseadas em evidências para a transição de feto a recém-nascido


Autores: Judith S. Mercer, Debra A. Erickson-Owens, Barbara Graves, Mary Mumford Haley (University of Rhode Island)

Resumo: Muitas práticas comuns de atendimento durante o parto, nascimento, e no pós-parto imediato impactam a transição de feto a recém-nascido, incluindo a medicação usada durante o parto, protocolos de aspiração, estratégias para prevenir a perda de calor, clampeamento do cordão umbilical, e o uso do oxigênio 100% para a reanimação. Muitas das práticas de atendimento usadas para avaliar e manejar um recém-nascido imediatamente após o nascimento não tem eficácia comprovada. Não se obteve resultados definitivos a partir de estudos sobre os efeitos da analgesia materna no recém-nascido. Embora o clampeamento imediato do cordão umbilical seja uma prática comum, evidências recentes advindas de ensaios controlados randomizados de grande porte sugerem que o clampeamento tardio do cordão umbilical protege a criança contra anemia.

Comentários: O artigo é bem completo e aborda uma revisão bibliográfica sobre os principais cuidados com o recém nascido após o parto. Aponta o que tem evidencia comprovada e o que não tem. É claro e direto, de fácil leitura para profissionais de saúde, mães e pais. Como aborda muitos procedimentos é um pouco extenso, mas vale a leitura.

Quem ler e gostar, ou não gostar, comenta mais sobre o artigo aqui! Assim podemos ir trocando informações! Quem tiver sugestões também de artigos para serem colocados no blog é só mandar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário