segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Dúvidas mais comuns da amamentação


Eu preciso acordá-lo para dar de mamar?

É muito raro um bebê não acordar para mamar, mas pode acontecer, e ai o risco é uma crise de hipoglicemia, ou seja, queda de açúcar no sangue quando ficamos muito tempo sem comer. Assim, se nos primeiros três meses seu bebê ficar mais de três horas sem mamar, é aconselhável acordá-lo antes da quarta hora. Lembre-se de contar a hora a partir do momento em que terminou de oferecer o seios, já que a mamada pode dura de 30 a 40 minutos. Muitas vezes nem é necessário acordá-lo, basta colocá-los no peito e eles mamam quase dormindo.


Depois dos três meses os bebês já não ficam tanto tempo dormindo e estão interessados no que acontece a sua volta. Ai é mais difícil ainda de ficarem sem mamar. Se acontecer, durante o dia, ofereça o peito, mostrando que é dia e tem movimentação e luz. Mas durante a noite, deixe-o dormir. Quanto mais cedo criar o hábito de dormir a noite inteira melhor. Esses períodos de “dormir a noite inteira” podem alternar ao longo do primeiro ano, o que é totalmente normal.

Um comentário:

  1. O leite materno é importante para todos os bebês, principalmente para os que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe. Toda mãe que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Se você está amamentando, procure o banco de leite humano mais próximo e seja uma doadora. Seu gesto pode salvar vidas. Para você é leite. Para a criança é vida!
    Para saber mais, acesse: http://on.fb.me/pzCiri
    Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude

    Atenciosamente,
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir