terça-feira, 1 de novembro de 2011

Ações de Saúde baseadas em Evidências Científicas – Escolha do tipo de parto


Vamos a mais um da nossa série de Artigo!
Quem quiser saber de onde surgiu essa ideia aqui no Blog , é só acessar o primeiro dasérie de posts, que além do início da história fala também dos bancos dedados para encontrar os artigos e apresenta o primeiro sobre puericultura.


Artigo: A influência da assistência profissional em saúde na escolha do tipo de parto: um olhar sócio antropológico na saúde suplementar brasileira



Autores: Denise Pires, Hosanna Pattrig Fertonani, Eleonor Minho Conill, Thaís Alves Matos, Fernanda Peixoto Cordova, Cíntia da Silva Mazu (Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Estadual de Maringá, Centro Universitário Metodista do Sul)

Revista: Revista Brasileira Saúde Materno Infantil, Recife, 10 (2): 191-197 abr. / jun., 2010

Resumo: Objetivos: este estudo é um recorte de uma pesquisa multicêntrica realizada em três capitais da Região Sul do Brasil que focaliza as experiências de usuárias da rede suplementar, buscando contribuir na compreensão da influência da assistência profissional na escolha do tipo de parto realizado neste segmento. Métodos: estudo de abordagem qualitativa, exploratório-descritivo, utilizando dados coletados entre dezembro de 2006 e fevereiro de 2007, através de entrevistas com 33 mulheres com até dezoito meses de pós-parto. Resultados: os resultados mostraram alta incidência de parto cesáreo e entre os fatores que contribuíram para este fenômeno identificou-se a medicalização do processo gravidez-parto, o medo da dor, a conveniência da data marcada e um processo de negociação/orientação que se estabelece entre a gestante e seus familiares e o profissional médico, fortemente influenciado pelo vínculo de confiança dessa relação. Fatores culturais, experiências anteriores, relações familiares e a assistência pré-natal baseada na biomedicina também influenciaram a favor do parto cesáreo. Conclusões: conclui-se que um conjunto de fatores de ordem cultural e organizacional deva ser considerado no sentido da reorganização da assistência pré-natal, visando à implantação de práticas que favoreçam o parto normal.

Comentários: O artigo pretende explicar o porquê das altas taxas de cesarianas nos serviços de saúde privadas e para isso trabalha com entrevista a puérperas. Os extratos das entrevistas colocados no artigo são muito ricos, ilustram com veracidade o que ouvimos com freqüência das mulheres – situações de medo e falta de informação. A discussão aborda o poder do profissional médico que influência a decisão das mulheres, privando-as de informações importantes e assim direcionando para a maioria da escolha por cesáreas, entendida contraditoriamente como um sentimento indolor e bem acompanhado, e não como uma cirurgia de risco para mãe e bebê.

Quem ler e gostar, ou não gostar, comenta mais sobre o artigo aqui! Assim podemos ir trocando informações! Quem tiver sugestões também de artigos para serem colocados no blog é só mandar!

Já postamos aqui resumos e comentários de artigos que falam sobre:

Nenhum comentário:

Postar um comentário