sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Humanos – animais mamíferos

A nossa sociedade hoje, capitalista, transformou o parto em um negócio lucrativo. E em alguns momentos tenho a sensação que foi de caso pensado sabe!
Estavam lá pensando como poderiam ganhar mais dinheiro. E observaram que as mulheres frequentemente tem filhos e que elas vão continuar dando a luz a seus bebês. Só que isso é um processo demorado, que depende intimamente da mulher, de seus instintos, de sua conexão com o seu corpo e esta diretamente ligado a sua saúde mental e física.

Só que saúde não dá dinheiro, o que dá dinheiro é doença e cirurgia. Então ao transformar a condição de grávida da mulher em um evento de doença que “inspira cuidados” (expressão muito usada por obstetras, que para mim transmite a ideia de vulnerabilidade, oposta a de empoderamento que vejo e desejo para as mulheres) e o parto em uma cirurgia, passaram a poder cobrar muito por esses cuidados que necessitam de tecnologias de ponta e saberes específicos. O bebê deixa de ser o filho gestado e sonhado para ser “produto conceptual” (outra expressão de obstetras que me arrepia, me fazendo pensar em uma sociedade com bebês comprados em prateleiras ou pela internet).

Perde-se então o encanto do parto, sua força capaz de transformar uma mulher em mãe.

Só vamos conseguir “humanizar o parto” (mais uma expressão assustadora, já que acaba refletindo a nossa sociedade, que parece de alguma forma conseguir que eventos do homem deixem de ser humanos) se as mulheres retomarem o parto para si. E isso significa um reconhecimento da sociedade que nós somos animais, mamíferos e seres sexuais.

A maioria dos animais mamíferos segue o seguinte ritual quando a fêmea entra em trabalho de parto. Ela se afasta do bando, para um local seguro e quieto, longe da testosterona masculina, é acompanhada apenas por fêmeas, que garantem a sua segurança e alimentação durante o trabalho de parto. Assim a fêmea pode, com o seu instinto, ou seja, o neo córtex trabalhando, e conectada com seu corpo, estimulada por seus hormônios naturais, trazer seu filhote ao mundo.

E nós humanos o que fazemos? Dizemos a mulher para não seguir seus instintos. Que ela não pode ficar sozinha. Que raramente o corpo de uma mulher é capaz de parir uma criança (fico pensando então como estamos chegando a 7 bilhões de pessoas no mundo?) e que ela precisa ir para um hospital, um local frio, desconectado de sua realidade, cheio de aparelhos que não sabemos para que serve e nos submeter às intervenções de outras pessoas, muitas vezes homens, além de receber hormônios artificiais, já que aparentemente nossos hormônios naturais por algum motivo não são o suficiente.

Quando foi que deixamos de ser mamíferos??? Porque fazemos exatamente o posto dos nossos semelhantes????

Nenhum comentário:

Postar um comentário