terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Ações de Saúde baseadas em Evidências Científicas – Deambulação e posições verticais durante o trabalho de parto

Vamos a mais um da nossa série de Artigo!




Artigo: Influência da mobilidade materna na duração da fase ativa do trabalho de parto


Autores: Eliane Bio, Roberto Bitar, Marcelo Zugaib (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo)



Revista: Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia


Resumo: Foi realizado um ensaio clinico no Centro Obstétrico da USP. Um grupo foi acompanhado por uma fisioterapeuta e orientado a permanecer caminhando durante a fase ativa do parto. O outro foi acompanhado de forma rotineira pela atenção obstétrica. O estudo mostra o impacto na redução do tempo da fase ativa e na diminuição do uso de anestesia e medicamentos para dor no grupo acompanhado pela fisioterapeuta.




Comentários: Mais um artigo de leitura indispensável! Ele fala da atuação de uma fisioterapeuta durante o trabalho de parto, descrevendo com termos técnicos e anatômicos as orientações fornecidas as mulheres. Mas as mesmas orientações podem ser fornecidas pela Doula, e os mesmos termos técnicos poderiam ser substituídos pela simples descrição da mulher seguir os movimentos que seu corpo pede durante o trabalho de parto, ou seja, caminhar, agachar, ficar em posições verticais eu permitam maior abertura da pelve, menor intensidade da dor, aumento da passagem para o bebe e melhor contração do períneo. O artigo consegue provar cientificamente que essas pequenas ações diminuíram em até 2 horas a fase ativa do trabalhão de parto e eliminram em muitos casos a necessidade do uso da anestesia. Discute a impropriedade de orientar a mulher a ficar deitada durante o trabalho de parto e na fase expulsiva e ainda fala sobre a distócia emocional, que pode levar a contrações ineficientes do útero, com a mulher entendo a contração apenas como dor e não como um sinal sinestésico do parto, que desce na região lombar até a vaginal.


Quem ler e gostar, ou não gostar, comenta mais sobre o artigo aqui! Assim podemos ir trocando informações! Quem tiver sugestões também de artigos para serem colocados no blog é só mandar!


Já postamos aqui resumos e comentários de artigos que falam sobre:






Nenhum comentário:

Postar um comentário