sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Construindo um Plano de Parto


O que é um Plano de Parto?


A gestante deve colocar no Plano de Parto todos os seus desejos para o momento do parto e o pós parto imediato, incluindo os primeiros cuidados com o bebê. Esse documento deve ser discutido com quem a está acompanhando, marido, pai, amiga, doula, mãe, obstetra, enfermeira obstetra... e apresentado para os demais profissionais no local do parto. Assim, os desejos da gestante podem ser respeitado, sem estresse e tensões.

É recomendado pela OMS, mas infelizmente ainda não é conhecido ou aceito por muitos hospitais e profissionais de saúde. E o jeito de mudar essa realidade é cada mulher construindo o seu Plano de Parto.

Como já falamos aqui o Parto é um momento de protagonismo da mulher. É ela quem coordena esse momento, escutando e sentindo o seu corpo. Por isso é importante que ela tome as suas decisões para colocar no Plano de Parto. E como também sempre falamos aqui no Blog essas decisões da mulher devem ser tomadas em cima das informações.

Então vamos fazer uma série aqui, discutindo passo a passo do Plano de Parto, levantando informações, ideias, questionamentos... e ai cada mulher pode construir o seu!

Quem quiser também ir aqui comentando os posts, colocando suas dúvidas sobre os tópicos e dividindo o que colocou no seu plano de parto, vai ajudar muito!

Bom... vamos lá!
A primeira característica do Plano de Parto é que ele é construído pela gestante, como já falamos!

A segunda, é que é discutido com quem vai acompanhar o parto, para que todos estejam cientes dos desejos da gestante e possam trabalhar juntos para que tudo aconteça tranquilamente. Pode ser legal também todos assinarem o Plano de Parto, colocando ali suas intenções de apoiar a gestante no seu trabalho de parto.

Por isso é que não é legal deixar para construir o plano no último momento! Vale ir pensando nele com calma ao longo da gestação, buscando informações e tirando dúvidas.

A terceira característica é que ele é um plano de desejos e ideias, em que todos se comprometem a seguir enquanto gestante e bebê estiverem seguros e bem de saúde. O objetivo é que enquanto mãe e filho estão bem, qualquer intervenção que for feita, seja discutida e explicada à gestante, sendo realizada com a sua compreensão e concordância. No caso de intercorrências que precisem de intervenções para salvar a saúde da mãe ou filho essas serão tomadas, sem nenhum atraso pela equipe que está acompanhando o parto.

Outro ponto importante é que a Doula pode ser uma pessoa chave para auxiliar a gestante a construir seu Plano de Parto e fará de tudo para cumpri-lo. Mas caso haja desacordo com a equipe médica quem deve advogar pela gestante é ela mesma ou seu acompanhante (marido, por exemplo). Isso porque a protagonista do parto é a Mulher Gestante.

A quarta e última característica que vamos falar hoje é que o Plano de Parto deve ser apresentado ao maior número de pessoas possível que vão acompanhar o parto. Antes e durante o trabalho de parto.

Antes, vale agendar reunião com o anestesista do hospital, conversar com as enfermeiras do bloco e do setor de obstetrícia. Não se esqueça também de procurar o setor de pediatria, conversando com os médicos e enfermeiras ali também. Tá, pode não dar para conversar com todos, ou pode ser que você consiga conversar só com um e que talvez nem esteja de plantão no dia do seu parto. Mas tudo bem. Vale a pena investir esse tempo! Vale pela qualidade do atendimento que você vai receber depois! Vale por já se familiarizar com o hospital e a equipe. E um ideia seria deixar também algumas cópias ali para que outros possam ler! Ajudam também a divulgar entre os profissionais de saúde o que é um Plano de Parto.

E ai, quando chegar ao hospital, em trabalho de parto, é importante ter várias cópias do seu Plano para distribuir a toda a equipe que vai te acompanhar. Como eles vão precisar ler naquele momento e muita coisa acontece no hospital ao mesmo tempo, o Plano de Parto tem que ter informações diretas e objetivas, de fácil leitura, compreensão e visualização. Não adianta escrever um grande texto corrido, que nenhum dos profissionais vai ter tempo de lê-lo!

É claro que isso tudo se você optar pelo parto hospitalar, seja público ou particular. Se você optar pelo parto domiciliar, já vai conhecer com antecedência toda a equipe que te acompanhará e poderá discutir com a equipe seu Plano de Parto.

Bom! Vamos ficar por aqui nesse post e aguardem os próximos que vamos discutir passo a passo cada item do Plano de Parto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário