domingo, 18 de dezembro de 2011

Dia das Doulas - Acalanto Comemora!!!

 O melhor jeito de comemorar o Dia das Doulas é contando para muita gente e muuuiiitaaasss mulheres o que é uma doula!

Doula” vem do Grego e significa “mulher que serve”.

Não uma mulher servil e submissa, mas uma que serve com amor e dedicação, doando-se para que a outra mulher se empodere.

Empoderamento, aliás, é uma palavra que acompanha a palavra Doula.

A Doula tem o papel de servir a outra mulher que está grávida. Oferecendo apoio físico e emocional. Isso significa que ela estará ao lado da mulher para garantir que o parto seja como ela deseja e planeja. É um processo de preparação para o parto que pode começar antes desse e se estende ao pós parto.


Durante a gestação a Doula vai esclarecer a mulher nas suas dúvidas, orientá-la, e ajudá-la a construir seu plano de parto. Durante o parto a Doula estará ao lado da mulher, garantindo que o ambiente permaneça harmônico e tranqüilo para aquele momento. Auxiliando em posições, orientações e utilizando técnicas de alívio não farmacológicos para a dor.

É importante destacar que a Doula abre espaço para que a mulher empoderada de seu feminino realize o seu parto. A Doula não substitui o papel do pai ou de qualquer pessoa da família. Ela também não fala pela mulher e, especialmente, não realiza partos ou qualquer procedimento médico.
 

Toda MULHER pode ser Doula, não há pré requisitos. Apenas o desejo. Cada Doula vai acrescenta ao seu papel suas experiências pessoais e profissionais.

No pós parto a Doula continua ao lado da mulher, oferecendo suporte emocional e esclarecendo dúvidas.

As Doulas Voluntárias, atuantes no SUS, acompanham as mulheres que estão em trabalho de parto durante seu plantão. As Doulas Autônomas acompanham a mulher a partir do momento que esta as procura, durante a gestação, parto e pós parto. Sua presença no parto deve ser acordada com o obstetra e/ou enfermeira obstetra e a instituição onde ocorrerá o parto.

Vantagens de ter uma Doula
A doula é parceira da mulher na busca por um parto ativo, respeitoso e protagonizado. 

Informações fornecidas pela doula durante a gestação reforçam a capacidade física da mulher de ter um parto o natural possível, a empoderando para lutar pelo que deseja vivenciar.

De acordo com estudos a atuação da doula durante o parto pode:
- reduzir em 50% as taxas de cesárea;
- em 20% a duração do trabalho de parto;
- em 60% os pedidos de anestesia;
- em 40% o uso da ocitocina;
- em 40% o uso de fórceps;

Além disso a mulher que tem o acompanhamento de uma doula tem uma experiência mais positiva do parto, tem sua auto estima e auto confiança elevadas, se recupera melhor e amamenta mais!

Fonte: "Mothering the Mother" Klaus, Kennel & Klaus, 1993

Conhecimentos Básicos da Doula
» Cultura do parto;
» Humanização do parto baseado em evidências científicas, com base em referência das Organização Mundial de Saúde (OMS);
» Rotinas hospitalares;
» Tipos de parto;
» Oficina de sexualidade;
» Revisão da anatomia feminina e da fisiologia do parto;
» Métodos de alívio farmacológico e não farmacológico da dor;
» História da doulas e evidências científicas;
» Cuidados que a doula oferece (apoio emocional no trabalho de parto, técnicas de relaxamento, exercícios para o períneo, respiração e visualização, exercícios, posições e massagens que facilitam o trabalho de parto, contato pré e pós-natal, a ética do cuidado);
» Nutrição no trabalho de parto;
» Lutos e perdas no parto;
» Revisão do desenvolvimento fetal;
» Recepção do bebê na primeira hora
» Amamentação;

Nenhum comentário:

Postar um comentário