quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

O trabalho de parto e o Manejo da Dor


A fase ativa do trabalho de parto é o que mais comumente conhecemos como trabalho de parto. Ela costuma começar logo depois da saída do tampão mucoso e/ou a ruptura da bolsa. É quando as contrações começam a ficar mais ritmadas. E é essa a hora também de colocar de prontidão toda a equipe que vai te acompanhar no parto. Seja a equipe de enfermeiras obstetras ou o obstetra. Seja em casa ou no hospital. Avisar também a doula, o marido a mãe e quem mais vai te acompanhar. Não tem necessidade de sair correndo, mas sim de ficarem todos alertas.

As contrações aos poucos vão ficando mais ritmadas, com intervalos mais curtos, mais longas e doloridas. Se você for ganhar no hospital a hora de chegar lá é quando as contrações estiverem entre três e duas dentro de dez minutos. Mas se o hospital for longe de casa é importante ter o tempo do trajeto bem planejado.

Quando você sentir que esta ficando tudo mais intenso não se esqueça de pensar na alimentação. Ou melhor, não deixe de colocar no Plano de Parto a questão da alimentação para que seus acompanhantes e doulas te ajudem a não deixar esse ponto de lado. Você estará prestes a entrar em uma maratona e precisará de energia. Então alimente-se bem de algo gostoso e de fácil digestão. E não podem esquecer de separar um kit lanche para levar ao hospital se não for ganhar em casa. A gestante deve se alimentar e beber água livremente, de acordo com o seu desejo. Evite alimentos de difícil digestão tanto porque podem não cair bem quanto pela segurança no caso de você desejar ou precisar de uma anestesia. (dicas do que comer: antes de sair de casa um prato de macarronada e depois frutas e sucos de frutas).

É nesse ponto que deve entrar no plano de parto também as questões relativas ao manejo da dor. Como você gostaria de lidar com essa dor que vem para trazer seu bebê cada vez mais perto de você? Vamos elencar aqui diversas formas não farmacológicas de alívio da dor que você pode listar caso lhe agradem, mas é claro que vale mudar de ideia na hora do trabalho de parto.
- Massagens
- óleos para massagem
- compressas
- usar a bola de parto
- chuveiro
- banheira
- usar o banquinho de parto
- liberdade para caminhar e escolher posições que sejam mais confortáveis
- visualizações
- acumputlura



E já que estamos falando de dor, é um bom momento para se discutir a questão da anestesia. É importante a mulher saber que existe um momento adequado para se tomar a anestesia durante o trabalho de parto para que ela não interfira na sua evolução ou para que não seja inútil. O tipo de anestesia nos partos normais e cesárea mais comum é a peridural, nas qual a mulher perde as sensações, mas não perde o movimento. Mesmo assim, a melhor anestesia é indicada pelo médico anestesista. E esta tem suas vantagens, de diminuir a dor para que a mulher possa passar pelo seu trabalho de parto de forma mais tranquila, mas também suas desvantagens (de desacelerar o parto e a mulher não sentir o puxo por exemplo), efeitos colaterais (bebê pouco alerta, dores de cabeça, vomito e outros) e riscos.

Esse ponto é importante que seja muito bem discutido durante a construção do trabalho de parto. Como a mulher vai querer lidar com isso. Se a doula e marido devem chamar o anestesista no seu primeiro pedido, ou se podem ajudá-la a esperar mais um pouco e ver se é realmente necessário e assim por diante.

Para fechar o assunto sobre a dor, não podemos deixar de colocar aqui sobre o ambiente. Estar em um ambiente confortável pode diminuir muito a dor. Sabemos disso em qualquer situação e durante o trabalho de parto é mais importante ainda. Vale então colocar no plano de parto questões relacionadas a temperatura do quarto, roupas que vai vestir, musica, luzes no espaço, entrada e saída das pessoas, permanências das pessoas, fotos, filmagem. Assim todos ali podem estar atentos a sua preferência buscando sempre adequar o ambiente dentro do limites possíveis para o seu conforto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário