terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Meninos e Meninas Maluquinhos







Quem não conhece a história do Menino Maluquinho de Ziraldo? E quem não se emocionou com filme, que foi gravado aqui em Belo Horizonte, bem pertinho aqui de casa?


Melhor ainda! Quem foi um menino ou menina maluquinho? E quem tem um filho ou uma filha menino ou menina maluquinho?

Um desses dias tive a oportunidade de participar da formatura de uma Menina Maluquinha muito querida! Ela se formou no segundo período e está extremamente orgulhosa que ano que vem estará na primeira série. A turminha dela apresentou um teatrinho do “menino maluquinho” que me deixou emocionada!

Tá eu estava emocionada também porque não acredito já no tamanho dessa menina maluquinha, quanto tempo passou, e na sua esperteza e alegria. Ela contagia a todos e se destaca dançando e animando a coreografia ensaiada repetidamente o dia inteirinho. Não acredito o quanto sou feliz de poder participar de um pouquinho da vida dela e não posso deixar de desejar que um dia tenha uma filha assim, linda, esperta, alegre, inteligente e tão absurdamente amada por tantos em uma família bem diferente!

Mas também fiquei emocionada pela sinceridade do teatro. E a sensibilidade de recuperar valores dentro do jeito de brincar que as vezes achamos estar perdidos nesse mundo tecnológico de hoje.



As crianças fizeram um juramento que começava mais ou menos assim: “Eu juro nunca me esquecer de ser criança...” e continuava... mas acho que fiquei ali pensando na criança dentro de mim que eu não queria esquecer...

Eu acho que fui uma menina “meio” maluquinha. Meio porque eu brinquei na rua com uma turma enorme de amigos, passava os finais de semana na casa das avós correndo atrás dos primos e as férias na casa da fazenda, do sítio ou da praia. Brincava de boneca de pano (minha avó costurava todas as roupas), cozinhava em mini fogões improvisados nas menores panelinhas de verdade que encontrávamos, brincava de pique esconde, andava a cavalo e jogava pente altas. Não gostava das brincadeiras de bola como o futebol e nem de andar de bicicleta, mas elas estavam sempre presentes no dia a dia. Mas fui meio porque eu não era assim tão bagunceira! Pelo menos não se comparasse com meus primos e irmão que definitivamente eram meninos maluqinhos! Nós jogávamos vídeo game também, mas essa nunca foi uma brincadeira individual e sim um motivo para reunir todos os vinte amigos na casa de um e organizar um campeonato de Mario Cart ou Street Fighter.



Um menino ou menina maluquinho tem
- o olho maior que a barriga
- fogo no rabo
- vento nos pés
- pernas enormes para abraçar o mundo

Um menino ou menina maluquinho sabe ser criança, se deixa levar pela imaginação, descobre o mundo ao lado dos amigos e tem certeza de que é amado incondicionalmente pela sua família, que esta sempre ali pertinho, do seu lado.

Gostaria que tivéssemos ainda hoje mais meninos e meninas maluquinhos e que os adultos jurassem não se esquecer das crianças que foram para assim poder propiciar um mundo onde as crianças podem continuar a ser meninos e meninas maluquinhos. Onde podemos brincar na rua, nadar no rio, ver as estrelas, comer fruta do pé, andar de bicicleta na praça, convidar os amigos para brincar em casa, aprender a confiar no outro, saber que é amado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário