quinta-feira, 8 de março de 2012

8 de Março – Dia Internacional das Mulheres


Já tem alguns dias que estou pensando o que escrever nesse post desse dia que para mim tem mil significados!!! E finalmente entendi o que preciso dizer!!! Preciso gritar para todos que sou uma Mulher, Doula, Defendo o Parto Normal e sou Feminista (além de muitas outras coisas).

Isso tudo porque muitas veze as pessoas acham que ser FEMINISTA é contrário a ser FEMINIA e sinônimo de querer ser como os homens e, ai consequentemente, uma mulher que não esta interessada em falar de parto, bebês e todo esse universo! Mas não é nada disso! Feministas são femininas e aquelas mulheres que tenho encontrado lutando pelo seu parto, empoderando-se e defendendo a humanização do parto são muito feministas e femininas!

Em Belo Horizonte, como já é tradicional, construímos um ato conjunto entre os movimentos nesse dia histórico que marca a luta das mulheres contra a opressão machista e capitalista. E os eixos do ato esse ano são:

-Violência contra a mulher;
- Educação infantil;
- O corpo é nosso.

Nem precisaria explicar como esses três eixos definidos peãs mulheres feministas são os mesmos pontos de luta das mulheres do movimento pelo parto, mas como hoje é 8 de março, vale a pena reforçar!

As mulheres que lutam pelo o Parto que desejam, humanizado, sem intervenções desnecessárias e cesáreas agendadas, em sua maioria usadas inadequadamente para conforto de médicos (muitos homens, diga-se de passagem) e interesses financeiros (de indivíduos e dos Planos de Saúde), estão lutando pelo direito ao seu corpo – O corpo é nosso!

As mulheres que exigem o fim da violência obstétrica, que vai do uso de palavras depreciativas, menosprezo e mal atendimento às parturientes, até o desrespeito a leis como o Direito ao Acompanhante e Alojamento Conjunto estão lutando pelo fim da – Violência contra a mulher – que tem várias formas e nuances, mas esta sempre acompanhada de valores machistas incorporados pela nossa sociedade capitalista.

E a Educação Infantil de qualidade e com dignidade para as crianças é um desdobramento natural da luta das mulheres que lutaram pelo seu parto. Depois de lutarem pelo seu parto sentem-se empoderadas e capazes de lutar pelo direito de seus filhos.

É por esses motivos e muitos outros que nesse blog convido a todos para nos encontrarmos hoje no ato em BH. A e se você não for de BH, procure saber da movimentação na sua cidade, com certeza terá uma boa movimentação

Em Belo Horizonte a concentração será às 15:00, na PRAÇA DA ESTAÇÃO e sua finalização na Praça 7 às 17:30 (trajeto ainda em definição passará por alguns importantes pontos da cidade).



SEGUIREMOS LUTANDO ATÉ QUE TODAS SEJAM LIVRES!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário