quinta-feira, 15 de março de 2012

Crianças deixaram de ser crianças ou os adultos não dão espaço para que sejam crianças?


Ultimamente tenho escutado com frequência os pais afirmarem em coro que seu filho ou filha não quer sair de casa para brincar. Prefere ficar no vídeo game sozinho dentro de casa. Ai fico muito assustada e pensando... será que as crianças perderam a habilidade de brincar e se divertir??

Bom... isso seria deixar de ser criança... às vezes é isso mesmo o que tá acontecendo. Mas não posso deixar de pensar que esse deixar de ser criança é em grande parte nossa culpa, dos adultos. Isso, porque nós somos responsáveis por garantir o bem estar desses pequenos, então temos que dar um jeito de deixá-los ser criança!!

Quando eu era pequena andava de bicicleta na rua ou na praça. Hoje observamos os meninos da vizinhança andando de bicicleta no Salão de Festas!! Isso mesmo no salão de festas, porque a rua é muitíssimos perigosa (mesmo sendo plana, com pouca passagem de carros e contanto com dois seguranças) e a praça é longe demais e dá trabalho para as babás levarem. Fico imaginando o quanto não deve ser chato e sem graça andar de bicicleta no salão de festas. Sempre a mesma imagem, sem desafios e sem novidades! Bom, eu também não ia querer sair de casa para andar de bicicleta no salão de festas.


Eu costumava também correr muito em gramas, no sítio e outros espaços. Subir em árvores e brincar de esconder no jardim. Hoje não pode. Porque a grama é perigosa! Pode ter bichos! Os pequenos devem ficar seguros no concreto e os grandes não podem subir na árvore porque podem cair! Imagina! Bom... para ficar sentado no chão frio, prefiro sentar na minha casa mesmo, também não ia querer sair.

Ah! E por favor, não entendam que eu não brincava de vídeo game. Brincava sim, mas raramente sozinha. Primeiro porque tinha meu irmão e segundo porque o divertido mesmo era jogar com os amigos. Aliás, até hoje fazemos isso. Compramos um desses novos vídeo games de sensor só para poder convidar os amigos para jogar. Para nós nunca teve graça jogar sozinhos, a não ser que fosse para reinar no Mario Kart para poder vender o campeonato que teria mais tarde com os amigos. Mas hoje não pode, imagina esse monte de criança na casa dos pais, estraga e faz bagunça!!!

Fico aqui a pensar... será que nós adultos não estamos fazendo algo errado? Não estou generalizando é claro, mas querendo apontar situações extremas que ficam cada vez mais comuns e ai a quantidade de energia e necessidade de atenção que a criança tem acabam virando doença e logo logo os pequenos são diagnosticados com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), mas isso é assunto para outro post!

2 comentários:

  1. Lú, eu reflito muito sobre isso....sabe, eu acho é que quando vamos crescendo vamos nos podando (nós mesmos e a sociedade) e deixando de ser crianças.

    Sim, porque acredito que há um espírito de criança dentro de todos nós, apenas não exercitamos, apesar de a vida nos proporcionar isso quando temos filhos(as), sobrinho(as) ou simplesmente encontramos uma criança que começa uma conversa meio sem pé nem cabeça e de repente estamos no mundo imaginário deles/delas...isso se nos permitirmos, né?

    E meu filho, Raoni, mostra para mim todos os dias que ser criança é viver intensamente cada dia, cada minuto da vida como único, atitude que as vezes chamamos de birra, teimosia, pois quando chamamos eles não atendem para não parar de brincar de viver aquele momento, a sensação é que o mundo vai acabar e eles precisam curtir tudo ao máximo.

    ...não é engraçado, vez por outra escutamos alguém...algum adulto falar..."viva o dia como se não houvesse amanhã"...somos ou não um pouco crianças?

    Então sejamos crianças...entremos no imaginário infantil para permitir que nossos filhos sejam crianças!

    Beijo, Lú!
    Morena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morena, o Raoni 'e um menino privilegiado de ter uma mãe como você!!

      Excluir