quinta-feira, 24 de maio de 2012

Pensando sobre o gravidez e parto...


Esses dias recebi um e-mail de uma amiga de faculdade, preocupada com a situação dos partos na sua cidade, um pequeno município de Minas Gerais. Achei o e-mail dela fantástico, de uma profissional de saúde preocupada com a situação da atenção à gestante e ao bebê e de uma mulher começando a buscar o seu parto, sem querer se entregar aos conceitos absurdos de que cesariana seja uma forma de parto e não uma cirurgia abdominal de alto risco!

Oi (de novo) Luisa!

Bem, aqui é quase um consenso essa questão do parto cesariano. Eu particularmente quase sou linchada quando falo sobre parto normal, ainda mais sobre parto normal humanizado. Tenho uma grande amiga de infância que hoje é enfermeira, já fez também curso de doula e mora em Santa Catarina. Foi ela quem começou a chamar minha atenção para o quanto estamos aprendendo a conviver com a ideia de que o parto cesário é muito mais seguro, rápido, indolor, tranquilo e com menos riscos ao bebê e à mãe. E realmente estamos. Isso me preocupa muito, principalmente porque, considerando que moro aqui e pretendo engravidar nos próximos dois ou três anos, como vou conseguir assistência, como encontrar uma equipe com uma filosofia menos "medicalizada" sobre o parto? Isso não devia ser algo natural? Por que o médico é que tem q fazer o parto? Não foi sempre um trabalho da mulher (e do bebê)?

Hoje trabalho com exames audiológicos diversos, incluindo o Teste da Orelhinha. Até hoje, desde que compramos o equipamento, no final do ano passado, já fizemos em média 380 exames. Para todas as mães eu pergunto na anamnese sobre detalhes da gestação e parto. Luisa, você acredita que até hoje, apenas uma delas fez parto normal??? E apenas duas tiveram bebês de 39 ou 40 semanas?? É uma unanimidade não esperar a mulher entrar em trabalho de parto e ainda, mesmo q o bebê ou a mãe não estejam sofrendo riscos, o parto é sempre feito com 37 ou 38 semanas. Fico me perguntando... porquê será q a natureza instituiu então a idade gestacional para 40/41 semanas?? Já que, segundo os médicos, o bebê está 'pronto' com 37 semanas?? Isso tudo me deixa muito indignada, e mais ainda por ver como é natural pra todas as mulheres pensarem que uma cirurgia abdominal desse porte possa ser menos incomoda, mais segura, mais tranquila e mais rápida. Mais segura e tranquila pra quem?? Para os médicos?

Certa vez perguntei para minha ginecologista como seria o processo caso eu quisesse ter um parto na água. Ela disse q esse tipo de coisa só existe no exterior, onde pagam bem para os médicos acompanharem a gestante pra ela ter o filho na hora que ele quiser nascer, e ficar a disposição. E que o médico tem que ter especialização nessa área e são poucos que tem e que querem. E foi colocando tanto porém, de forma tão insensível, que eu nunca mais voltei lá. Eu só queria me informar, e ela veio com essa bomba. Eles mexem muito com o emocional da gente, pq sabem o quanto uma mulher grávida é susceptível a ceder perante qualquer probabilidade (segundo os médicos) de risco para ela e o bebê. E obviamente, o que é mais cômodo e rentável pros médicos, sempre vai ser defendido por eles.

Li muito sobre parto humanizado depois que conversei com minha amiga, e principalmente depois que algumas poucas amigas demonstraram a mesma preocupação que eu. Já fico pensando que se for pra ter meu filho em BH, farei esse esforço que valerá muito mais a pena do que qualquer coisa.

Fiquei terrivelmente assustada ao aceitar fotografar a cesariana de uma das minhas melhores amigas aqui da cidade. Sou acostumada com cirurgias e ambiente hospitalar, mas quase quase passei mal. Fiquei assustada com aquela sala fria, tanta gente desconhecida por perto, minha amiga sendo amarrada na maca, como se estivesse sendo crucificada! Sem poder ter contato com o bebê, sem poder tocar, abraçar, amamentar depois do parto... Ficou duas horas lá naquela mesa, tendo que se contentar com as fotos que eu vinha trazendo pra ela ver no visor da máquina e com um "cheirinho" na neném, que a enfermeira "permitiu".

O banho do bebê me assustou ainda mais, passaram sabonete no rosto, no corpo, de forma tão brusca que eu quis arranca-la das mãos do pessoal. Eu falei: moça vai com calma... Ela respondeu: eu já fiz isso mais de mil vezes, to acostumada. E eu respondi: mas a bebê não. É a primeira vez dela! Enfim, saí de lá literalmente traumatizada. Principalmente porquê disseram que atualmente as cesarianas são bem menos agressivas etc etc... não vi nada disso. Pelo contrário, fiquei abismada com a "naturalidade" com que as pessoas lidam com esse procedimento...

Minha mãe diz que eu me preocupo demais e penso muito adiante. Não estou pensando só em mim, estou pensando em como a mentalidade das pessoas hoje está restrita e em como isso incomoda tão poucas pessoas. O Brasil é campeão em partos cesarianos!! Minha nossa!! Nem tem o que falar depois disso... aff...

Beijos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário