quinta-feira, 28 de junho de 2012

Qual peito devo oferecer primeiro para o bebê?


O leite produzido nas nossas glândulas mamárias pode ser dividido em dois. O primeiro leite, que é composto mais por água e anticorpos e o segundo que é rico em gordura. Precisamos garantir que o bebê mame esses dois leites. Dessa forma temos certeza de que ele está bem amamentado.

Então ele precisa mamar todo o leite de um seio. Ai ele passa para o outro seio e vai mamar o tanto que tiver vontade, dependo da sua fome.

Quanto mais o bebê mama e suga um seio mais ele vai produzir leite na próxima mamada. E essa produção de leite normalmente coincide com os intervalos que o bebê vai estabelecendo ao longo do primeiro mês, com a livre demanda. Para garantir que estimulamos os dois seios e evitar o empedramento do leite (pedaços duros do leite no seio) ou ingurgitamento dos seios (áreas inchadas e mais sensíveis no seio, indicando o início de uma inflamação), deve-se alternar o peito que se começa a mamada.

Se as três horas comecei pelo peito direito e ele mamou tudo e um pouco do esquerdo, as cinco horas vou começar pelo esquerdo e assim por diante.

Esse processo é importante e como algumas mães têm dificuldade de lembrar por qual lado começou, vale a pena fazer uma tabelinha e deixar em algum lugar visível. Marcando em cada horário, de qual lado começou.

E o que fazer com o outro peito que o bebê não mamou tudo? Algumas mães sentem desconforto quando o seio não é esvaziado o suficiente. O que se pode fazer é a ordenha manual, armazenado aquele leite, ou mesmo no banho morno, fazer massagens circulares para que o resto do leite desça.

Ultima dica do dia! Comparando o leite materno com o leite de caixinha podemos ver claramente o beneficio do aleitamento materno e porque a amamentação deve ser exclusiva nos primeiros seis meses e continuada pelo menos até os 2 anos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário