quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Vicent Van Gogh para crianças em Amsterdã


Que eu adoro museus todos já sabem! E viro mais fã ainda de um Museu quando ele consegue prender a atenção das crianças! Fazer com que elas descubram o gosto e prazer pela arte e cultura é um grande desafio que deve ser encarado com seriedade e leveza de brincadeira de criança.

O Museu do Vincent Van Gogh em Amsterdã esta inovando quando se trata de crianças! Olhem só o que descobri!

Já é comum ver nos grandes museus os folders de Caça ao Tesouro. São jogos e perguntas para que as crianças possam ir descobrindo o nome dos quadros e curiosidades sobre eles ao longo da visita ao museu. Livros para colorir figuras imitando os quadros também já são comuns, e muito legais.

Lá tem ainda o guia de áudio para crianças, oficinas de arte e espaço para comemorar o aniversário. Mas ainda não foi nem uma dessas coisas que me impressionou!

O que encontrei de diferente e inovador foi o “Diorama de Camille”!

Calma, eu explico. Camille é um menino, filho do carteiro de Van Gogh quando morava no interior da frança, que teve seu retrato pintado e o quadro se tornou um dos mais famosos do pintor.


O museu usa Camille como um personagem, que guia todas as interações com as crianças. E a principal delas é a construção de um Diorama virtual. Isso é tem estações de computador espalhadas pelo museu, onde as crianças sentam, após terem visto os quadros para descobrir mais sobre as pinturas e montarem um quebra cabeça com as suas preferidas. Podem mexer nos desenhos, colorir, enviar e-mail para amigos. Enfim, mil possibilidades com o computador e a internet.

Não é legal? O museu acompanhando a modernidade para chamar a atenção das crianças!

Nenhum comentário:

Postar um comentário