quinta-feira, 18 de outubro de 2012

E se...


Tenho o prazer e privilégio de acompanhar a gravidez de uma prima muito querida desde o comecinho! E descobri nessas ultimas semanas que ela é um poço de ansiedade!

Bom, na verdade eu falar isso é a mesma coisa do porco falando do toucinho! Também sou muito ansiosa e pensando nela esses dias me lembrei de uma brincadeira que fazia com uma amiga quando adolescente!! Funcionava assim... No auge da nossa ansiedade adolescente, quando nos víamos diante de situações que pareciam impossíveis, de tão ruim ou tão boas, nos entreolhávamos e dizíamos: e se...


E começávamos a criar situações hipotéticas em cima daquelas a depender da decisão que tomássemos ou da reação de um terceiro na história. Era bem divertido! Com o tempo a amizade ficou e a brincadeira se perdeu a medida que ganhamos segurança nas nossas decisões.

E vendo essa prima nessa gravidez comecei a pensar em quantos “e se...” Passavam na cabeça dela ou de muitas grávidas.

E se... Eu estiver grávida?
E se... Eu não estiver grávida?

E se... O pai não gostar da novidade?
E se ... A família quiser opinar?
E se... Os amigos fofocarem?

E se... for menina??
E se... For menino??

E se... Eu não ouvir o coração?
E se... Crescer pouco?
E se... Esse exame disser algo diferente?

E se... Eu engordar?
E se... Eu não engordar?

E se... Ele não virar?
E se... Encaixar antes?

E se... O parto vier antes??
E se... Vier depois?
E se... Doer??
E se... Eu não conseguir??

E se... Ele nascer com cara de bolo porque não comi no dia do desejo??

E se...
Ufa!!!!

E olha que esses foram só os que eu consegui pensar!! Tenho certeza que as gravidinhas já pensaram em muitos mais enquanto liam o texto.

Acho que as 40 ou 42 semanas de gestação são um treino para as mulheres... Como controlar a ansiedade... Sabe algo como passar da adolescência para a fase adulta... Porque uma mulher tem que ganhar confiança nas suas decisões mesmo que ela não tenha toda essa certeza de que é a resposta certa... Mas a verdade é que depois do parto vai ter um pequeno bebezinho ali que precisa da segurança da mãe. Aliás, que acredita que a mãe é a mais sabia de todas e sempre vai tomar as melhores decisões!

Eu sei que ninguém é perfeita! Que uma mulher não pode sempre ter certeza das suas decisões. Mas mesmo assim elas têm que ser tomadas! Sabe, confesso que até hoje jogo o jogo do “E se...” na minha cabeça. Fico insegura mas só eu posso tomar as decisões para seguir com meus planos... E no caso de uma mãe, só ela vai poder decidir sempre colocando o interesse de seu bebê como prioridade.

E se... como doula fono eu pudesse dar uma dica para as futuras mães seria PACIÊNCIA  Paciência como oposto da ansiedade, para o sucesso do parto, na hora em que o bebe estiver pronto. Paciência para o sucesso da amamentação e assim por diante!

E como lidar com toda essa ansiedade e ganhar a paciência para esperar o que tem que ser esperado e a serenidade para decidir o que tem que ser decidido?



A receita não existe, mas coisinhas como relaxar, rir com as amigas, colo do marido, banho demorado, massagem, ioga, respiração, dança, atividade física, enfim... cuidar de si... pode ajudar muito!

Concordam??

Nenhum comentário:

Postar um comentário