quinta-feira, 25 de outubro de 2012

E verdade que amamentar deitada causa dor de ouvido??



Mães assim como vocês devem ter certeza que seu leite jamais será um leite fraco devem ter certeza que a posição da amamentação materna NÃO causa otite ou dor de ouvido!!!

E verdade que amamentar deitada causa dor de ouvido??

Tenho respondido muito essa pergunta por que pediatras desinformados e desatualizados, além dos palpiteiros de plantão, costumam colocar essa pulga atrás da orelha das mães. É quase como que criar uma situação de culpa para a mãe parar de amamentar, já que muitas vezes a posição deitada é a mais confortável, especialmente a noite.

Então, vamos entender de onde vem essa história toda. Os bebês amamentados com mamadeira têm históricos de dor de ouvido ou as chamadas otites de repetição. Já falamos desse assunto aqui no blog, no texto – Atenção!! Mamadeira causa dorde ouvido!

Isso acontece porque nos bebês a tuba auditiva, que liga a boca ao ouvido interno, com a intenção de controlar a pressão do ouvido interno é pequena e quase reta (sendo que a medida que crescemos ela vai ficando diagonal, diagonal, dificultando a passagem de líquidos), e ai quando os bebês sugam na mamadeira precisam estar deitados ou com a cabeça para trás, possibilitando a saída do liquido. E essa posição, sem pressão na sucção, que não é necessária na mamadeira, leva o liquido ao ouvido e causa otite.




O mesmo não acontece na amamentação materna. Quando o bebê pega o seio corretamente o bico do seio vai até o fundo da boquinha da pequena criança, se moldando ali naquela cavidade. Essa adaptação do seio materno e a força que o bebê precisa fazer para o leite sair criam uma pressão interna que fecha a tuba auditiva. Além do mais o leite sai do peito da mãe direto no palato mole do bebê, como um esguicho, bem atrás na boca, depois da tuba auditiva, desencadeando rapidamente o reflexo de deglutição, o que não acontece na mamadeira.

Amamentar deitada não causa dor de ouvido! Tenha certeza que se seu filho esta em amamentação materna exclusiva e têm otites, a amamentação não é a causa. As otites de repetição devem ser tratadas com muita seriedade, já que podem ate prejudicar a audição e o processamento auditivo das crianças, mas não adianta culpar a mãe para parar de amamentar. Isso não vai resolver o problema da amamentação.

A melhor posição para amamentar é aquela que mãe e bebê se sentem mais confortáveis. Sempre lembramos das dicas básicas, mas em geral as mães já tiram isso de letra com o seu próprio instinto.  Uma dica é a mãe estar com as costas, braços e pés apoiados – e se estiver deitada, vai estar apoiada, então não tem problema. Outra dica é que o peito muito cheio pode atrapalhar a pega, porque o bebê não consegue achar uma posição que o peito não tampe o narizinho. Ai como durante a amamentação a respiração é exclusivamente nasal, pode ter dificuldade, e a mãe observando isso, pode ajudar, deslocando um pouquinho para um lado ou outro. Se estiver deitada também deve ter atenção a isso, já que a distribuição do peso muda, mas não se preocupe que o bebê reclama logo logo se não estiver conseguindo pegar. A ultima dica é manter a cabecinha do bebê levemente acima do corpo dele. O que as mães fazem em geral com travesseiro ou apoio do braço. Isso porque vai facilitar a pega e otimizar a deglutição, deixando a posição do pescoço mais confortável.




Pronto! Com essas informações e dicas em mãos podem afirmar para os pediatras desatualizados e os palpiteiros de plantão que a amamentação materna exclusiva só faz bem ao seu filho e não causa dor de ouvido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário