quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Outubro Rosa



O mês de outubro começou com um turbilhão na reta final das eleições e por isso fiquei sem escrever aqui no blog. Então retomo hoje os posts semanais com um destaque para o empoderamento das mulheres!

No mês de outubro foi escolhido mundialmente para chamar atenção das mulheres para o câncer de mama. Que acomete mais as mulheres, tem alta taxas de mortalidade e em geral é descoberto tardiamente. Quer saber mais? Acesse aqui!

O outubro rosa, mais do que iluminar monumentos pelo mundo de cor de rosa, chamando a atenção do mundo para um problema serio, fala sobre as mulheres assumindo as rédeas da sua saúde!


Do mesmo jeito que defendemos que a mulher assuma as rédeas do seu parto todas nós devemos assumir responsabilidade por nossa saúde! O auto exame mensal, o acompanhamento com o ginecologista e as mamografias realizadas sempre que recomendadas são responsabilidade de cada mulher, consigo mesma, para ser bem redundante!

Pode parecer obvio. Mas não é. Hoje no SUS BH as ofertas de mamografias sobram porque muitas mulheres não as realizam. Pensam que o exame é desconfortável e que não tem problema não fazer só dessa vez. E assim o tempo vai passando. E quando uma delas se assusta o câncer já esta instalado. A janela do diagnostico precoce foi perdida.

Triste historia, mas que conheço de muitas e muitas mulheres! O câncer de mama tem tratamento e cura e tudo isso é possível com o diagnostico precoce. Vamos mostrar que somos mulheres empoderadas, independentes e responsáveis pela nossa saúde!

Ah! E aqui no blog não podemos deixar de falar que AMAMENTAR protege contra o desenvolvimento do câncer de mama! Mais uma vantagem para as mamãe e bebes que amamentam exclusivamente por 6 meses e depois continuam a amamentação ate 2 anos ou mais, esperando um desmama natural para mãe e bebe!

Para saber mais sobre a campanha do Outubro Rosa do Ministério da Saúde é só da uma espiada lá no meu outro blog - Doulando uma Ideia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário