quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

O que foi diferente esse ano?


Esse ano, desde o dia das Crianças em outubro temos falado sobre uma Infância Livre do Consumismo, sobre ser criança livre. Tem vários posts sobre o assunto aqui no blog e em outros blogs legais que falam sobre a infância e a maternagem. O que mudou? Inspirada nessa ideia acabei transformando meus ursinhos de pelúcia, que estavam guardados no presente de natal das minhas priminhas. O presente para ficar na casa da avó, para que possam partilhar quando estiverem juntas. E não é que foi o maior sucesso?



Agora, quase no final do ano, nos deparemos com um reality show para bebês. A Rede Globo, no programa da Ana Maria Braga, patrocinados pelo Hipoglos, confinaram mais em uma casa e as fizeram competir em brincadeiras ridículas para continuar na casa. Seus pequenos bebês de 1 ano foram privados da convivência com os demais familiares e viram as mães sofrendo e chorando durante as provas. Os pequeninos sofreram juntos e não entenderam o porque suas mães choravam. Não puderam se defender de serem expostos na televisão e serem julgados nas votações do publico entre quem era mais “fofo” ou “bonitinho”.

Ainda por cima profissionais desqualificados e desatualizados foram convidados para falar em televisão aberta bobagens imensas sobre a amamentação e a criação das crianças, ignorando as recomendações da OMS e do Ministério da Saúde. Bom, não é de hojeque a televisão faz um desserviço a população passando falsas informações sobreparto, amamentação e criação de crianças, induzindo ao consumismo. E para piorar a propaganda de final de ano da Coca Cola mostra diversas cesarianas acontecendo no dia 21/12, nosso suposto fim do mundo, como se elas fossem um mundo novo cheio de esperança. Ao invés de apontar o absurdo do número de cesarianas crescer em mais de 30% nesse dia, apenas porque a data e bonitinha.

A diferença esse ano?
As mulheres não ficaram caladas. Foram as ruas e gritaram que não é assim que querem criar seus filhos. Que não aceitam que seu parto seja um produto da industria médica.

A Marcha pelo Parto Normal foi estimulada por um decisão infeliz errônea, felizmente já revogada, do Conselho de Medicina do Rio de Janeiro (para saber mais sobre oque aconteceu na época é só clicar aqui). E essa Marcha correu o Brasil, replicando movimentos no mundo todo, defendendo que a mulher se empodere e seja dona do seu parto. Faça as suas escolhas e não fique a mercê de decisões mercadológicas. As mulheres foram a rua, mais um vez, pelo seu direito de escolha. Escolheram o Parto Humanizado.

E agora as mulheres se movimentaram e exigiram que a Rede Globo se retratasse dos absurdos que falou sobre amamentação em cadeia nacional. O Ministério Publico apoio e acolheu a queixa, fazendo a ordem ser cumprida. Assim como apoio e acolhe a queixa da luta contra a Violência Obstétrica, que também já falamos aqui no blog – CLICA AQUI.

E para o ano que vem?
Que venham mais lutas e mais batalhas, e ainda mais vitórias, em defesa das crianças, em defesa das mulheres, em defesa do Parto Humanizado e da Amamentação! São muitos passos ainda a serem dados

Nenhum comentário:

Postar um comentário