quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Doação do Leite Materno – amor que transborda



Hoje existem no estado de Minas Gerais 13 bancos de leite que são centros de excelência no atendimento à mulher. Os Bancos de Leite acolhem e orientam as mulheres com dificuldade em amamentar, captam doadoras de leite materno e organizam a doação e distribuição do leite materno para os bebês que tem necessidade.

Quem pode receber o leite são as crianças prematuras, que as mães deixaram de amamentar por algum motivo e desencadearam doenças, existe uma escala de prioridade do Ministério da Saúde. Em geral a demanda atendida fica mais dentro da maternidade, mas é possível um esquema de doação especifica para determinado bebê. A Maternidade Odete Valadares em Belo Horizonte é o Banco de Leite da cidade e rebe em médica 250 litros de leite humano por mês.

Quem pode ser doadora?
Para se ruma doadora a mulher lactante precisa estar saudável, sem fazer uso de medicamentos, exames de HIV e VDRL em dia, não fumar e não beber.

Após selecionada a doadora, o banco de leite vai fornecer os frascos esterilizados e máscaras. Passam para recolher o leite nas casas uma vez por semana. Esse processo de transporte do leite pode levar no Maximo 6 horas, em ambiente refrigerado, para que o leite congelado não tenha sua qualidade prejudicada. No Banco de Leite eles também verificam a integridade do leite (rachaduras na tampa, vidro bem cuidado, cabelos, etc), depois levam para a pasteurização e fazem a análise do leite.

O leite analisado é classificado em colostro (até sete dias após o parto), leite humano de transição (de sete a quatorze dias após o parto) e leite humano maduro (a partir do 15º dia após o parto). Assim, pode ser direcionado adequadamente aos bebês em cada idade.

Após pasteurizado o leite pode ser armazenado por até seis meses. Possibilitando assim salvar a vida de muitos bebês.

Se você também quer ser uma doadora procure um banco de leite na sua região. Atenção, nunca ofereça o seu leite, seja armazenado ou no peito a outro bebê. A amamentação cruzada não é indicada pelo Ministério da Saúde! Pode acarretar grandes riscos para a saúde do bebê. A doação de leite deve sempre ser feita por meio do banco de leite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário