quarta-feira, 8 de maio de 2013

Dia das Mães Diferente



No próximo domingo vamos comemorar o Dia das Mães. E esse ano, ele também vai ser diferente para mim. Não, ainda não sou mãe! Ainda não é o meu momento, mas a vontade é grande, sempre foi, e nos últimos anos ficou ainda maior.

E para passar a vontade eu costumo pegar o filho dos outros emprestados! Eu explico! Peço as amigas e tias para me emprestarem seus lindos filhos por um dia. Invento programas para fazer com os pequenos, dependendo da idade. Pode ser teatro, parque, zoológico, cinema, sorvete, praça, festas... enfim... um programa que eles queiram fazer! Às vezes topo aqueles “programas de índios” que os pais já não aguentam repetir pela milésima vez, mas eu acho o máximo!

Ser doula também ajuda a fazer passar a vontade de ser mãe agora! Quando acompanha o planejamento da gravidez de uma amiga me deixo levar pelo desejo dela, e me delicio com seu crescente empoderamento. Quando acompanho a gravidez, fico encantada com cada mudança e divido as angústias. E quando acompanho um parto, a emoção é indescritível. A partir daquele momento você passa a fazer parte da vida daquele bebê para sempre! E, além disso, hormonalmente faz um bem danado! Já que a quantidade de ocitocina que uma mulher em trabalho de parto libera, tem o poder de estimular esse hormônio em todas que estão a sua volta! Uma sensação eletrizante, de euforia, posso dizer!

Mas esse ano o dia das mães vai ser diferente para mim também não por todos esses motivos, mas sim porque no dia 06 de março também ganhei um presente! Ganhei uma linda afilhada, que ainda não falei dela por aqui. É uma meninona, que mama só no peito e cresce tanto que nem consigo acompanhar! Dorminhoca que só ela! Mas durante o dia, porque adora dar trabalho para o pai durante as noites! Calma e tranquila, tão linda e com a boquinha tão perfeita que parece de porcelana! Vive de rosa, do jeitinho que mãe dela planejou! Um mundo cor de rosa!

Quando minha prima me convidou para ser madrinha dessa pequena que ia chegar fiquei muito emocionada! Eu estava acompanhando a gravidez dela desde o início e queria fazer de tudo para dar o maior suporte possível para ela. Fiz isso com todo o meu coração e dedicação, e senti que esse convite foi um presente, um agradecimento por já estar do lado daquela menininha, incondicionalmente, mesmo antes dela nascer! Foi lindo o convite! A delicadeza do gesto!

Passado o convite, agora vem o papel de madrinha. A confiança que foi depositada em mim é muito grande e quero retribuir com a minha dedicação total sempre. Simbolicamente, ser madrinha significa ser uma segunda mãe, significa substituir a mãe em sua ausência. E por isso, esse dia das mães, é também diferente para mim.

Não quero ser mãe nesse dia das mães, mas quero que a minha prima tenha seu primeiro dia das mães ao lado da sua filha e que se sinta uma rainha, poderosa e guerreira! É isso que ela é, mulher que dedica-se dia e noite a sua filha, com todo o cuidado, vira uma leoa se algo a ameaça e não aceita ouvir de ninguém que não será capaz de amamentar sua filha exclusivamente. Não deixa que ninguém interfira nesse momento tão precioso e exclusivo das duas, a amamentação.

E diante de tudo isso eu tenho o papel de apoiá-la e prometer, solenemente, que serei a melhor madrinha de todas! Começo apoiando a mãe nas suas decisões e ajudando a diminuir a sua ansiedade! Mas também já quero mimar bastante, encher de presentinhos e coisas lindas, apertar e dar beijo demais. Quero cuidar também, trocar fralda, roupar, dar banho e poder, de vez em quando, roubar ela pra mim. Só um pouquinho, depois que crescer, roubo pelo dia e devolvo! Agora enquanto ainda é bebê, roubo por algumas horas, para passear no jardim e não tirar do colo, e depois devolvo. Prometo também que seriei um porto seguro para ela, um exemplo, uma confidente, um ombro amigo. Prometo ajudar na disciplina, mas também a ajudar a fazer travessuras. Prometo sempre fazer parte da vida dela, seja da forma que for, seja para onde a vida nos levar, nos mais diversos caminhos!

O Dia das Mães é uma data bem comercial, já que na verdade todos os dias são dedicados as mães, e as mães se dedicam aos filhos todos os dias. É comercial também porque presente é bom ganhar todo dia, e as mães merecem! Mas presente de mãe mesmo é o sorriso do filho saudável. Mas mesmo assim, achei que essa semana o post merecia homenagear as mães guerreiras e um agradecimento das madrinhas que receberam a honra e a tarefa de ser uma “segunda mãe”.

Obrigada!

2 comentários:

  1. Lindo texto! Sua afilhada com certeza tem muita sorte de ter uma madrinha como vc! Ah! Felipe vai adorar fazer os programinhas mencionados aí em cima com vc, viu? Pode convidar!!! rsrs. Beijos com carinho, Luísa! E parabéns pelo trabalho e pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jana! Muito obrigada pelo carinho sempre!! O dia que estiverem aqui em BH me avisa!! Tenho visto o Felipe nas fotos e esta cada dia mais fofo!!! Bjuss

      Excluir