quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O MUNDO DO MARAVILHOSO

Para as crianças a literatura é o mundo do maravilhoso. O pensamento das crianças entra no mundo mágico, através da linguagem das fábulas, mitos e lendas. De acordo com Oliveira (s/d), o maravilhoso sempre foi e continua sendo um dos elementos mais importantes na literatura destinada às crianças. Através do prazer ou das emoções que as estórias lhes proporcionam, o simbolismo que está implícito nas tramas e personagens vai agir em seu inconsciente, atuando pouco a pouco para ajudar a resolver os conflitos interiores normais nessa fase da vida.

As histórias são muito importantes na vida da criança, a ajudam a perceber e entender o mundo a sua volta. O contato com a história e a leitura pode ocorrer de diversas maneiras: oralmente, manuseando um livro, observando gravuras ou lendo um livro.

O primeiro contato da criança com um texto é feito oralmente. Pode começar até mesmo antes dela nascer. É interessante ler para bebês ainda na barriga para que estes conheçam a voz de seus familiares. Podemos observar como os bebês se acalmam no útero enquanto ouvem uma história. Depois disso, escutar uma história ficará ainda mais prazeroso. Podem ser contos de fadas, trechos da Bíblia ou história inventada, tendo a criança e os pais como personagens.

Abramovich (1989) nos mostra que a leitura é prazerosa para o adulto e para a criança e traz novas oportunidades. É através da história e dos seus personagens que a imaginação da criança será suscitada, incentivada a criar perguntas e buscar soluções, descobrirá novas formas de solucionar questões imitando os personagens, novos lugares, novos assuntos, vai rir, sorrir, gargalhar, sentir medo, tristeza, alegria, pavor, insegurança, raiva, bem estar, tranquilidade. É descobrir o mundo e adquirir conhecimento sem ter cara de aula.


Texto por: Luísa M M Fernandes
(Fonoaudióloga – CRFa 6630 e Doula)

Nenhum comentário:

Postar um comentário