terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Ações de Saúde baseadas em Evidências Científicas – Banho de Chuveiro durante o trabalho de parto


Vamos a mais um da nossa série de Artigo!


Artigo: Banho de chuveiro como estratégia não farmacológica no alívio da dor de parturientes






Autores: Rejane Marie Barbosa Davim, Gilson de Vasconcelos Torres, Janmilli da Costa Dantas, Eva Saldanha de Melo, Cecília Pessoa Paiva, Daniele Vieira, Isabelle Katherinne Fernandes Costa (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)



Revista: Revista Eletrônica de Enfermagem - http://www.fen.ufg.br/revista/v10/n3/v10n3a06.htm

Resumo: O objetivo do estudo foi avaliar a efetividade do banho de chuveiro para o alívio da dor de parturientes na fase ativa do trabalho de parto. Estudo delineado como ensaio clínico do tipo intervenção terapêutica “antes e após”, realizado na Unidade de Parto Humanizado da Maternidade Escola Januário Cicco da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal/RN, com 100 parturientes na aplicação dessa estratégia no período de setembro de 2005 a fevereiro de 2006. Para avaliar a intensidade da dor das parturientes utilizou-se a escala analógica visual. A maioria das parturientes do estudo estava na faixa etária entre 20 a 30 anos (60%), ensino fundamental incompleto (85%), renda familiar até 2 salários mínimos (74%) e 78% tinham um acompanhante, e destes, 44% era o próprio companheiro. A ocitocina foi administrada em 81% dos casos e apenas 15% dessas mulheres não receberam qualquer medicação. Verificou-se alívio significativo da dor na aplicação do banho de chuveiro, sendo efetivo no alívio da dor das parturientes do estudo.


Comentários: Os resultados do presente estudo permitiram concluir que:
  • Ao comparar as médias de intensidade de dor “antes e após” à aplicação do banho de chuveiro nos 8 e 9 cm de dilatação do colo uterino, verificou-se diferença significativa (ρ=0,000) no alivio da dor após aplicação dessa estratégia, demonstrando uma redução na medida em que aumentava a dilatação do colo uterino, sendo maior aos 8 cm e menor aos 9 cm.
  • Conclui-se, portanto, que a aplicação do banho de chuveiro nos 8 e 9 cm de dilatação do colo uterino apresentou diferença significativa (ρ=0,000) no alívio da dor das parturientes do estudo.
  • Diante do exposto, pode-se afirmar que a estratégia banho de chuveiro é efetiva no alivio da intensidade da dor de parturientes na fase ativa do período de dilatação no trabalho de parto.


Quem ler e gostar, ou não gostar, comenta mais sobre o artigo aqui! Assim podemos ir trocando informações! Quem tiver sugestões também de artigos para serem colocados no blog é só mandar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário