sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Plano de Parto – local e acompanhantes


Quando começar a fazer o seu Plano de Parto a mulher precisa se perguntar onde quer ter seu parto.

- Será um parto domiciliar ou hospitalar?
O parto domiciliar é necessariamente um parto pago particular, os convênios de saúde ou o SUS não cobrem a equipe, normalmente composta por enfermeiras obstetras, doulas e algumas vezes médicos obstetras. O Parto Domiciliar é seguro e tem a grande vantagem de ser mais íntimo, em um lugar conhecido e aconchegante. Confira aqui no Blog alguns posts que já falamos sobre o Parto Domiciliar. Ao optar pelo parto em casa é importante pensar qual a estrutura você tem na sua casa e o que precisa organizar. Em qual cômodo se sente mais confortável, onde vai preparar o local do parto, acesso ao banheiro, chuveiro e banheira (se tiver).

O parto hospitalar pode ser no SUS, pago particular ou por convênio de saúde. Hoje o hospital é o lugar mais comum onde acontecem os partos no Brasil. É muito importante conhecer os hospitais antes de fazer a sua opção. Saber da sua história, tradições e o que oferece a gestante (sala de pré parto, parto e pós parto; banheira; bola; alimentação, por onde pode caminhar) e seus protocolos. Se você for de Belo Horizonte, confira o post para saber mais sobreas maternidades da cidade.

Se você tiver um plano de saúde, atenção, muitas vezes ele cobre apenas o pré natal e a internação na maternidade (e muitas vezes com restrições). Muitos planos não cobrem o parto, que pode ser pago a parte o feito pelo plantonista do hospital. Em muitas cidades, como em Belo Horizonte, as melhores maternidades de assistência ao parto e cuidados com a gestante e puérperas são as públicas. Procure se informar na sua cidade e lembre-se que todos tem o direito de ser atendidos pelo SUS.

- Quem você quer que te acompanhando durante o parto?
Depois de decidido o local do parto você pode começar a pensar em quem serão seus acompanhantes durante o parto. É claro que isso vai depender do local do parto. E você pode mudar também de ideia ao longo da gestação, mas é importante pensar sobre isso para poder abordar com delicadeza as pessoas que você quer ter ao seu lado no parto e as que você não quer que estejam lá.

Muitas vezes que você quer ao seu lado precisa se preparar para esse importante momento, além de estar em sintonia com seu Plano de Parto. Outras vezes tem alguém da família que quer muito estar lá na hora do parto, mas você sente que esse pessoa vai te deixar ansiosa nesse momento, então é melhor que não esteja. E ai falar sobre isso é sempre delicado e importante.

Vale destacar dois pontos, a doula não é considerada como acompanhante e sim como profissional que acompanha a mulher. Acompanhante são familiares e amigos.

E o mais importante é que todas as gestantes tem direito garantido por lei de serem acompanhadas durante o pré parto, parto e pós parto por um acompanhante de sua escolha. Independente da instituição em que esteja. E esse acompanhante não pode ter custos extras para a gestante. Confira mais sobre os direitos das gestantes na serie aqui do blog.



Bom! Muito assunto para pensar! Vamos ficar por aqui essa semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário