quinta-feira, 13 de setembro de 2012

A Barbie já foi sua boneca dos sonhos?


Quando visitei o museu deBrinquedos de Praga tive a chance de ver a exposição comemorativa dos 50 anos da Barbie. Estava com uma amiga, Aline, que sabe tudo sobre esse assunto! Olhem aí do lado quem é a Aline e porque ela sabe tanto sobre essa boneca controversa, desde o seu surgimento, mas que não para de fazer sucesso! Leiam o texto dela que vale a pena!

A boneca Barbie, sinônimo de encanto e glamour, foi e ainda é querida por diversas gerações. Mas antes de se tornar este ícone de sucesso, enfrentou vários problemas e críticas. Encomendada ao designer Jack Ryan, em 1958, Barbie foi apresentada pela primeira vez à sociedade no American Internacional Toy Fair, em Nova York, em 1959. A boneca foi uma criação de Elliot Handler, fundador da Mattel, e sua esposa Ruth, após notarem a predileção e o interesse da filha por bonecas de mulheres adultas. Assim, foi desenvolvida a primeira boneca que foi batizada com o nome de sua filha, Bárbara.

A primeira Barbie

Inicialmente, a boneca com seu rosto pintado, suas sobrancelhas arqueadas, com pernas e braços alongados e fartos seios dividiu opiniões entre mães e profissionais da área de educação. Barbie parecia ser mais uma ferramenta de ensino para a feminilidade, do que apenas uma forma de entretenimento.

Para amenizar a polêmica, em 1961, a Mattel criou Ken, o namorado da Barbie, sua melhor amiga, Midge, em 1963, e sua irmã, Skipper, em 1964. O sucesso foi estrondoso, já que agora a boneca havia sido inserida em um ambiente familiar, o que possibilitou a criação de vários outros itens relacionados com a vida cotidiana, como o carro e a Casa dos Sonhos da Barbie, recriando uma atmosfera real.


Mas inseri-la em um contexto familiar não foi suficiente para que outra polêmica entrasse em cena. Suas medidas de tórax, cintura e quadril incutiam uma imagem irreal de estrutura corporal nas crianças.

Segundo alguns estudiosos, o lado positivo foi que muitas mulheres viram a Barbie como uma alternativa aos tradicionais papéis dos anos 50, pois possui uma série diferenciada de profissões como: professora, astronauta, veterinária, cantora, comissária de bordo, modelo, atleta e até candidata a presidência dos Estados Unidos.


Dessa maneira, a boneca tornou-se um ícone do reflexo da sociedade norte americana, sempre ligada à ideia de bom comportamento, de tecnologia e, associada ao mundo da moda pelo seu do modo de vestir.

Além dos trajes externos, a Barbie também vestia roupas íntimas, que simbolizavam a idade adulta. Ela tinha um espartilho, que servia para ilustrar a postura ideal que deveria ser adotada pelas mulheres. Seu primeiro guarda roupas incluía sutiãs sem alça e meia taça e uma anágua floral. Todos os outros trajes refletiam a tradição americana e as atitudes femininas. O vestido de casamento foi uma das roupas mais populares da primeira Barbie, já que naquela época o casamento era uma instituição sacramentada e vista como necessária na idade adulta. Desde então, todo o seu figurino possuía o papel de atribuir o estigma da perfeição de uma mulher feminina e linda. Porém, esse estereótipo perfeito de mulher, foge da realidade, tornando, assim, necessário agregar elementos que a tornassem ainda mais próxima da realidade.



Para manter sua imagem glamorosa sempre atualizada, os designers da Mattel usaram as últimas inovações em tecidos como o tricô, o tule e a rede de nylon. A empresa fornece à boneca quase uma centena de novas roupas a cada ano. A Barbie já teve seu vestuário criado por designers mundialmente famosos como Yves Saint Laurent, Christian Dior e Christian Lacroix. Desta forma, Barbie nunca deixou de fazer olhos brilharem e pequeninas mãos coçarem, ansiosas para sentir um pouquinho de toda sua magia...









Nenhum comentário:

Postar um comentário